Centro de Diagnósticos

Em um ambiente moderno e acolhedor, o Centro de Diagnósticos do Hospital e Maternidade Santa Joana oferece diversos exames de laboratório e imagens para gestantes e bebês.

Centro de Diagnósticos

"Estou grávida, e agora?"

Em nosso Centro de Cuidado Integral em Ginecologia e Obstetrícia, reunimos profissionais especializados para proporcionar a melhor orientação e tratamento para a mulher, gestante e bebê.

Assim que você souber (ou desconfiar) que está grávida, o ideal é marcar uma consulta com um médico ginecologista para iniciar o pré-natal. Aqui no Hospital e Maternidade Santa Joana temos duas unidades do Centro de Saúde da Mulher e da Gestante, espaço onde realizamos consultas de pré-natal de baixo e alto risco e exames no mesmo lugar, oferecendo praticidade e conveniência às pacientes.

Oferecemos às nossas pacientes a comodidade de realizar consultas e exames no mesmo lugar, com equipe altamente especializada, atendendo apenas mulheres e gestantes, em duas unidades do Centro de Cuidado Integral em Ginecologia e Obstetrícia. Temos a Unidade Vergueiro, próxima ao Hospital e Maternidade Santa Joana e agora também inauguramos a nova Unidade Santo Amaro.

Dessa maneira, levamos a nossa experiência de mais de 70 anos no cuidado exclusivo à mulher, à gestante e ao bebê para mais perto de uma parcela de nossas pacientes, oferecendo conveniência e o acolhimento que você já conhece.

Os atendimentos feitos nas unidades do Centro de Cuidado Integral em Ginecologia e Obstetrícia são realizados pelos mesmos médicos do corpo clínico do Hospital e Maternidade Santa Joana, baseados nos mesmos protocolos, que vão sendo aperfeiçoados diariamente, e com a mesma qualidade e segurança. Aqui você conta com a experiência de quem já trouxe mais de meio milhão de bebês ao mundo.

 

Faça seu agendamento

Central de Agendamento

(11) 99845-1821

 

Como funciona o pré-natal

Aqui, a paciente será atendida pelo mesmo médico durante todo o pré-natal, que a encaminhará para consultas com especialistas sempre que necessário. Oferecemos às gestantes consultas com nutricionistas (um atendimento a cada trimestre da gestação) sem custo adicional. Nosso objetivo é que você tenha uma gravidez saudável e um parto seguro.

Todos os médicos do Centro de Saúde da Mulher e da Gestante, assim como a equipe multidisciplinar e a equipe do Pronto Atendimento que realiza o parto, seguem os mesmos protocolos e estão voltados para o estímulo ao parto vaginal, buscando atender aos desejos da mulher.

Seja onde for o seu atendimento – na Unidade Vergueiro, na Unidade Santo Amaro ou no próprio Hospital e Maternidade Santa Joana – poderá contar com o mesmo padrão do Grupo Santa Joana, com a experiência de quem já trouxe mais de 700 mil bebês ao mundo.

O pré-natal de baixo risco será realizado com a frequência determinada pelo médico, de acordo com as necessidades da gestante.

  • Mensal até 28 semanas
  • Quinzenal até 36 semanas
  • Semanal após 36 semanas

O médico verifica o histórico de saúde, familiar e obstétrico, faz o planejamento da gestação, verifica sinais vitais, ganho de peso, solicita os exames de rotina, prescreve suplementos, quando necessário, e faz o planejamento da gestação e parto. E, claro, tira todas as dúvidas.

Caso a gestante apresente um quadro de maior complexidade, poderá ser encaminhada para o Centro de Gestação de Alto Risco.

Os assuntos abordados no pré-natal são customizados e variam de acordo com a necessidade de cada paciente, mas em geral incluem:

  • Ganho de peso
  • Alimentação
  • Plano de parto
  • Via de parto
  • Vacinação
  • Cuidados com o recém-nascido
  • Aleitamento materno
  • Segurança psicológica
  • Aprendizagem durante o pré-natal

Oferecemos exatamente aquilo que a paciente precisa: pré-natal completo, exames de qualidade (no mesmo local das consultas) e equipe de especialistas de referência, como endocrinologistas e nutricionistas, à disposição.

Se a paciente preferir, oferecemos a opção de Telemedicina, em que a consulta pode ser realizada online, sem sair de casa.

Exames do pré-natal

No centro de Saúde da Mulher e da Gestante é possível realizar todos os exames de rotina do pré-natal. Conheça os principais:

– Exames de laboratório:

  • Hemograma
  • Glicemia de jejum
  • Função tireoidiana
  • Sorologias

– Exames de imagem:

  • Ultrassom transvaginal (no início da gestação);
  • Ultrassom morfológico do primeiro trimestre;
  • Ultrassom morfológico do segundo trimestre;
  • Ecocardiograma fetal;
  • Ultrassons obstétricos com doppler.

Linha de cuidado completa

Acompanhamos as pacientes passo a passo desde o início, antes mesmo de engravidar. Isso porque oferecemos o serviço de Aconselhamento Genético, onde nossos especialistas fetólogos atendem casais em casos como suspeita ou risco de malformações ou síndromes genéticas, abortos repetitivos, dificuldade de engravidar, idade materna avançada, entre outros. Se o casal não consegue engravidar, por exemplo, é feito rastreamento para identificação do problema e são discutidas as possíveis condutas e tratamentos. Casais que já estão esperando um bebê, também podem se beneficiar com o Aconselhamento Genético em casos específicos, como trombofilia.

Durante a gestação, prestamos todo o suporte à gestante, oferecendo consultas com os nossos especialistas e todos os exames necessários, com infraestrutura completa e de ponta. Também contamos com a retaguarda de especialistas, que atuam sempre que necessário juntamente com o obstetra em casos como hipertensão na gestação, diabetes gestacional, hipertireoidismo, hipotireoidismo, entre outros.

Sempre que necessário, a paciente conta com a nossa infraestrutura hospitalar, com Pronto Atendimento para suporte em casos de urgências e emergências. Oferecemos também a Unidade de Terapia Semi Intensiva, onde a gestante é monitorada 24 horas por dia, com o objetivo de prolongar a permanência do bebê dentro do útero.

Além disso, temos o serviço de Medicina Fetal, que identifica precocemente os mais variados problemas de saúde da gestante e dos bebês para tratá-los rapidamente. Quanto antes iniciarmos os cuidados necessários, maiores serão as taxas de sucesso. Quando necessário, realizamos cirurgias no bebê ainda dentro do útero da mãe.

Temos expertise em gestação de alto risco, nossos especialistas estão acostumados a cuidar de condições clínicas complexas.

Depois do parto, mãe e bebê contam com os cuidados das UTIs Neonatais, divididas em cinco condutas de atendimento, proporcionando um cuidado individualizado, e a UTI Adulto sempre que necessário.

Estamos prontos para atende-la em qualquer situação, seja para uma consulta de acompanhamento de rotina, seja para os mais sofisticados exames. Mesmo quando o atendimento ocorre em unidades diferentes, todas as informações ficam reunidas em um sistema, de forma que as equipes sempre terão acesso ao histórico do paciente, seja no Hospital ou no Centro de Saúde da Mulher e da Gestante.

O que oferecemos

  • Segurança, com protocolos bem estabelecidos
  • Equipe altamente especializada na saúde da mulher e do bebê
  • Atendimento para casos de baixo e alto risco
  • Atendimento padronizado, com condutas uniformes em relação aos outros serviços do Grupo Santa Joana
  • Discussões de casos entre equipes multiprofissionais
  • Retaguarda de especialistas, sempre que necessário
  • Experiência Santa Joana de mais de 70 anos
  • Linha de cuidados completa
  • Informações centralizadas em um único sistema
  • Praticidade: consultas e exames no mesmo local
  • Comodidade: duas unidades para a paciente escolher a mais próxima

Nossos Endereços

Unidade vergueiro
Unidade Vergueiro

Rua Vergueiro, 1061

Unidade República do Líbano
Unidade República do Líbano

Av. República do Líbano, 732

Unidade Santo Amaro
Unidade Santo Amaro

Rua Adolfo Pinheiro, 1760

Experiência e qualidade

Há mais de 25 anos oferecemos no Santa Joana diversos tipos de exames, para todas as fases da gravidez. Nosso Centro de Cuidado Integral em Ginecologia e Obstetrícia realiza mais de 2 mil exames por mês, o que tem proporcionado aos profissionais que atuam nesse serviço, prática e conhecimento profundo em medicina diagnóstica na saúde da mulher (seja ela gestante ou não) e do bebê.

A expertise do nosso Centro passou recentemente a ser compartilhada por meio da telemedicina com médicos de várias partes do Brasil. São profissionais não especializados em obstetrícia que reconhecem a especialização do Santa Joana e solicitam informações por meio de conversas on-line.

O Hospital e Maternidade Santa Joana possui acreditação pela Joint Commission International (JCI), a mais importante certificação hospitalar do mundo, que atesta a qualidade do atendimento e a adoção de rotinas de segurança do paciente.

 

Nossos Profissionais

Dr. andré malho
Dr. André de Souza Malho

Especialista em Gestação de Alto Risco e Medicina Fetal, em Ecocardiografia Fetal e Neuroimagem Fetal. Professor da Fundação de Medicina Fetal Latino-Americana FMFLA-Academy.

Dr. antonio fernandes
Dr. Antonio Fernandes Moron

Professor titular do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Dr. guilherme fernandes
Dr. Guilherme Fernandes Loureiro

Especialista em Medicina Fetal, foi responsável pela equipe que realizou a primeira cirurgia fetal a céu aberto – toracotomia – lobectomia no Brasil.

 

Faça seu agendamento

Central de Agendamento

(11) 99845-1821

 

Atendimento especializado para Gestações de Alto Risco

A vida moderna mudou nossos hábitos em uma série de aspectos – e a gravidez é um deles. Se nossas avós tinham filhos ainda bem novas, com 20 e poucos anos ou até menos, hoje é comum que a gestação seja postergada. Ter filhos depois dos 30, e mesmo depois dos 40, virou algo bastante usual.

Conforme o tempo passa, no entanto, a chance de alguma complicação durante a gravidez aumenta – mas a medicina está aí para ajudá-la. No Santa Joana, criamos o Centro de Gestação de Alto Risco, no qual são oferecidos exames e acompanhamento multiprofissional para grávidas que necessitem de atendimento especializado devido a idades mais avançadas ou problemas como:

  • Pressão alta na gravidez (pré-eclâmpsia).
  • Diabetes gestacional.
  • Doenças da tireoide.
  • Infecções congênitas (que já nascem com o bebê).
  • Incompetência cervical (tipo de dilatação cervical que pode levar ao nascimento de bebês de forma prematura).
  • Gestações de gêmeos.
  • Infecções urinárias.
  • Anemias.
  • Trombose venosa.

Nossos profissionais também estão sempre atentos para verificar a saúde do bebê antes mesmo do nascimento, detectando problemas como cardiopatias congênitas, síndromes genéticas, entre outros. Assim, com nosso Centro de Medicina Fetal, podemos agir muito rapidamente quando necessário, facilitando o tratamento e favorecendo a recuperação.

Unidade Integrada de Doenças Endocrinológicas

Diabetes Gestacional

Diabetes Pré-Gestacional​

Doenças da Tireoide (Hipertireoidismo e Hipotireoidismo)​

Gestantes, fiquem atentas aos sintomas e sinais!

Diagnóstico de doenças do Assoalho Pélvico

Ultrassom Transvaginal (ou Endovaginal)

Ultrassom Tridimensional (Ultrassom 3D e 4D)

Ultrassom Obstétrico com Doppler

Ultrassom Morfológico

Translucência Nucal

Biópsia de Vilocorial

Exame de Imagem de Dopplerfluxometria Colorida

Amniocentese

Cordocentese

Ecocardiograma Fetal

Cardiotocografia

Perfil Biofísico Fetal

Teste Pré-Natal Não Invasivo (NIPT)

Teste de Sexo do Bebê

Exame de Paternidade e Maternidade

Central de Agendamento

(11) 99845-1821

2ª a 6ª feira, das 7h às 19h
Sábado das 7h às 13h

 

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624