Guia de internação para cirurgias

Se você tem uma cirurgia agendada no Hospital e Maternidade Santa Joana, fique atenta às informações deste guia para uma internação ainda mais tranquila.


Guia de internação para cirurgias

Conheça o nosso Centro Cirúrgico da Mulher

No dia agendado para o seu procedimento, você deve se direcionar à entrada principal do Hospital e Maternidade Santa Joana (R. do Paraíso, 432), com três horas de antecedência para a realização dos processos administrativos ou de acordo com a solicitação médica. Não se esqueça de levar os documentos necessários para internação e verifique com seu médico se é necessária a presença de um acompanhante.

Assim que você chegar, dirija-se à recepção para se identificar. Após realizar os procedimentos de internação, a nossa equipe levará você e seu acompanhante até a acomodação. A próxima etapa é a admissão realizada pela enfermagem.

Preparação para a cirurgia

Verifique com o seu médico os preparos que devem ser seguidos para a realização da cirurgia, como por exemplo a necessidade de fazer jejum e as horas de antecedência que precisa chegar no Hospital para realizar a internação.

Obs.: A Paciente maior de 18 anos pode internar sem Acompanhante, mas no momento da alta precisa ter um Acompanhante responsável para acompanhar.
Pacientes menores de 18 anos precisam estar acompanhadas da mãe ou pai, com documentos pessoais que comprovem a filiação ou um responsável legalmente constituído e documentado.
Pacientes maiores de 60 anos também deverão estar acompanhadas.

Documentação para internação

  • RG e CPF (ou CNH) da paciente e do acompanhante responsável (Se internar com acompanhante).

  • Carteirinha do convênio (física ou virtual)

  • Relatório médico ou encaminhamento médico, se tiver

  • Guia, senha de autorização ou token do convênio (caso o convênio não emita a guia ou senha de autorização, a paciente deve certificar-se de que seu plano oferece cobertura às acomodações do Hospital e Maternidade Santa Joana)

  • Consentimento cirúrgico (o termo assegura que a paciente recebeu todas as orientações sobre o procedimento a que será submetida e que autoriza a realização pelo médico responsável)

  • Exames pré-operatórios

Acompanhantes

Pergunte ao seu médico se é necessária a presença de um acompanhante.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável, que deve ser o pai, a mãe ou um responsável legalmente constituído e documentado.

Maiores de 60 anos também deverão estar acompanhados.

Devido à pandemia de COVID-19, solicitamos que todos os acompanhantes e visitantes utilizem máscaras durante a permanência na instituição, assim como incentivamos a higienização correta das mãos e o distanciamento social.

Informações para o acompanhante

Durante a cirurgia, o acompanhante poderá aguardar na acomodação. Ele pode combinar previamente com o médico para que este ligue no telefone do quarto para passar informações sobre a cirurgia.

Se preferir, pode aguardar na sala de espera do bloco cirúrgico / centro cirúrgico no 3° andar, onde receberá informações sobre a cirurgia.

Consulte o departamento de internação sobre a cobertura de refeições para acompanhantes.

Para visitas, disponibilizamos o restaurante/café, localizado no 2° andar do bloco A.

Orientações sobre seus pertences

  • Os pertences poderão ser levados à acomodação após a finalização do processo de internação. Caso a paciente não tenha a acomodação liberada de imediato, seus pertences ficarão em nosso maleiro com a identificação da Paciente, caso esteja com Acompanhante, os pertences poderão ser entregues ao Acompanhante. Assim que o setor de internação disponibilizar o número do quarto onde a Paciente ficará, o Acompanhante poderá se dirigir ao posto de enfermagem onde receberá a chave.

  • Toda acomodação possui um cofre de segurança para guardar os pertences de valor.

Uso de medicamentos

  • Todos os medicamentos serão prescritos pelo médico, revisados pelo farmacêutico e administrados pela equipe de enfermagem, seguindo as orientações da prescrição médica;

  • Nossas equipes atuam com transparência na administração de medicamentos. As pacientes recebem as informações necessárias sobre os medicamentos que recebem e são protagonistas de seu cuidado e recuperação. O serviço de farmácia está à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Solicite que a enfermagem chame o farmacêutico para conversar com você;

  • Os medicamentos de uso contínuo e vitaminas devem ser trazidos pela paciente, para que o médico veja a necessidade de prescrição e dê continuidade ao tratamento. Os medicamentos devem estar em suas embalagens originais com lote e validade legíveis. Não será permitido o uso na instituição de medicamentos trazidos em porta-comprimidos ou blister cortados.
    Obs: informe a enfermagem sobre o uso desses medicamentos no momento da internação;

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624