Banco de Leite Humano

O Hospital e Maternidade Santa Joana acredita na importância do leite materno, por isso incentiva e estimula as mães a amamentarem.

Banco de Leite Humano

O leite materno é o melhor alimento para o recém-nascido: fortalece o sistema imunológico, promove o vínculo entre mãe e bebê e, claro, é uma excelente fonte de nutrientes. Para os prematuros, a nutrição com leite materno faz toda a diferença em seu desenvolvimento e recuperação.

Porém, a maioria dos prematuros não consegue mamar no peito e sabemos que isso pode causar angústia à família.

No Hospital e Maternidade Santa Joana, valorizamos o aleitamento materno e trabalhamos para que todos os bebês prematuros internados na UTI Neonatal recebam leite humano nos primeiros dias de vida, desde que tenham condições clínicas que permitam. Conseguimos isso graças ao nosso banco de leite.

Coleta e armazenagem

O nosso banco de leite possui uma sala de coleta, onde a mãe pode extrair o leite que será oferecido ao seu bebê. Caso não seja utilizado no período de até 10 horas, este leite passa pelo processo de pasteurização com controle de qualidade microbiológico e físico-químico.

Neste processo, é classificado com valor calórico, acidez, tipo e fases do leite humano (medidas que indicam a qualidade do produto). Dessa maneira, o alimento é fornecido no momento certo, de acordo com as necessidades específicas do bebê.

Incentivamos que todas as mães com bebês internados na UTI Neonatal realizem a extração de leite, para que estimule a sua produção e mantenha a lactação, garantindo assim a melhor alimentação para o bebê.

banco-de-leite

Sala de Coleta

Se a mãe preferir tirar o leite em sua casa, receberá da equipe do banco de leite todas as orientações sobre a melhor maneira de fazer a coleta, armazenagem e transporte.
Alguns bebês não podem ser alimentados quando internados na UTI Neonatal. Nestes casos, cuidamos do leite da mãe para oferecer assim que as condições clínicas permitirem.

humanização

Quando o bebê tiver alta para casa, a mãe pode optar por doar o leite excedente para o nosso banco de leite humano, beneficiando os bebês prematuros cujas mães ainda não estabeleceram a lactação.
Nosso banco de leite trabalha com a doação do excedente de leite materno, seguindo todas as normas da ANVISA, para garantir a segurança neste processo.

Como funciona a doação

Ao iniciar a coleta do leite materno, a mãe fará um cadastro, onde responde se, no momento da alta do bebê, gostaria de doar o leite excedente. Para esta doação, precisará apresentar as sorologias atualizadas, como HIV, Hepatite B, Hepatite C, HTLV e Chagas e outras doenças infectocontagiosas.

Não poderá doar se estiver em tratamento com medicações contraindicadas para o aleitamento materno ou em uso de substâncias que interfiram no leite, como álcool, cigarro e drogas. Todo o leite passa por um controle de qualidade e segurança de acordo com a legislação da ANVISA.

O leite doado será destinado aos bebês internados na UTI Neonatal do Grupo Santa Joana.

banco-de-leite

Apoio à amamentação

O conceito de humanização está enraizado no Santa Joana e se reflete em diversas atitudes com as mães e seus bebês. Uma delas é o Grupo de Apoio à Amamentação, que funciona 24h para tirar as dúvidas das famílias que estão internadas em nossa instituição. Com equipe especializada em amamentação, temos o objetivo de estimular essa prática tão importante.

Veja aqui perguntas e respostas sobre amamentação

Cuidados com prematuros

O Banco de Leite do Santa Joana coleta, em média, 3 mil litros de leite por ano. É assim que consegue garantir que, nos primeiros dias de vida, todos os bebês da UTI Neonatal (que tenham condições clínicas) se alimentem de leite humano pasteurizado, seja de sua mãe ou de uma doadora.

A humanização é um dos pilares da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Santa Joana, que oferece um cuidado especial, com carinho e empatia, num momento delicado como a internação. Também investimos em tecnologia e infraestrutura de ponta, equipe multiprofissional especializada e atualização contínua com adoção das melhores práticas.

Conheça nossa UTI Neonatal

Central de Atendimento

(11)5080-6000 Opção 1

2ª a 6ª feira, das 08h às 19h
Sábado das 08h às 12h

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624