Cirurgia Robótica

Agora temos um robô cirurgião de última geração para realizar cirurgias minimamente invasivas em nossas pacientes. Somos um dos únicos hospitais do Brasil que conta com um robô dedicado exclusivamente à saúde feminina.

Cirurgia Robótica

O robô Da Vinci Xi, que é o modelo mais moderno disponível no mercado atualmente, chega para agregar tecnologia em uma infraestrutura totalmente dedicada à mulher, com equipe experiente em alta complexidade, e que já se consolidou como autoridade quando o assunto é saúde da mulher.

O que é cirurgia robótica?

Nesta técnica cirúrgica, o médico conta com a assistência de um robô para realizar o procedimento. O robô possui quatro braços, sendo que um possui uma câmera e os outros três ficam equipados com instrumentos médicos, realizando o trabalho efetivamente. Estes braços são controlados pelo médico por meio de um console.

O cirurgião consegue ver a imagem captada em 3D numa tela, podendo ampliá-la em até 15 vezes. Graças à alta resolução da imagem, ele tem uma visão cristalina das estruturas na qual está trabalhando e poderá fazer movimentos precisos e delicados.

Quais são as vantagens da cirurgia robótica?

Com esta técnica, que é minimamente invasiva, não é realizado corte na paciente, apenas pequenas incisões, que deixam mínimas cicatrizes. Em relação à cirurgia tradicional, reduz os riscos de sangramento e o tempo de internação, podendo também minimizar a dor da paciente.

Além disso, o risco de infecção é menor e a prática se mostra mais segura, uma vez que oferece recursos como redução de possíveis tremores das mãos do médico e alarme de proximidade de outras estruturas, como artérias.

Quais cirurgias podem ser realizadas com o robô?

Entre os procedimentos que realizamos por cirurgia robótica, estão:

  • Miomas;
  • Endometriose;
  • Cistos de ovário;
  • Tumores de Ovário;
  • Tumores de vagina e vulva;
  • Prolapso genital (“bexiga caída”).

Como os médicos se preparam para utilizar o robô?

O Robô da Vinci requer treinamento prévio do cirurgião com horas em simulador, acompanhamento de cirurgias e instrução teórica, garantindo ainda mais segurança ao procedimento.

No Santa Joana, também possuímos um simulador independente do robô, alocado no Centro de Simulação Realística, espaço de treinamento que o Hospital já possui, onde os colaboradores e médicos aprendem como reagir de maneira coordenada no dia a dia e também em situações extremas.

Saiba mais sobre o nosso Centro Cirúrgico

Como é o Centro Cirúrgico do Santa Joana?

O Centro Cirúrgico do Hospital e Maternidade Santa Joana possui infraestrutura hospitalar completa para a realização de cirurgias na mulher que não necessariamente estejam relacionadas à gravidez. Tem fluxos independentes, onde não há cruzamento entre partos e cirurgias.

Com salas cirúrgicas inteligentes, os espaços foram projetados de forma a garantir a mobilidade da equipe com conforto e agilidade.

Para atender à preocupação do conforto ergonômico dos cirurgiões, anestesistas e equipe de enfermagem, as salas inteligentes estão equipadas com sistema de transmissão de imagens de maneira que em qualquer ponto da sala é possível observar as imagens do procedimento cirúrgico em tempo real.

Além da infraestrutura de primeira linha e da alta especialização, reforçamos outras características fundamentais do atendimento no Santa Joana: a humanização, o carinho e o cuidado do começo ao fim do tratamento.

 

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624