Semana a Semana

Semana a Semana

Quer saber tudo sobre sua gestação? Conheça o nosso semana a semana

Agende uma visita

Selecione sua semana

Semana 5

Você acabou de descobrir que está grávida! Sabemos o quanto essa notícia pode impactar a sua vida. Estamos ao seu lado para te contar o que esperar dos próximos 9 meses.

Semana 5

Como seu bebê está:

Seu bebê ainda é bem pequenininho, cerca de 2 a 4 milímetros, aproximadamente o tamanho de um grão de pimenta. Mas ele já tem um coraçãozinho que bate.

Semana 6

As semanas vão passar voando e seu corpo precisa ir se preparando para as mudanças que virão.

Semana 6

Como seu bebê está:

O bebê cresce bastante de uma semana para outra. Agora ele tem cerca de 8 milímetros, aproximadamente o tamanho de um feijão branco, e ainda se parece com um girino.

Semana 7

Está chegando o grande momento de escutar o coração do bebê pela primeira vez! No ultrassom transvaginal, ainda não dá pra ver o bebê direito, mas o som acelerado das batidas do coração é suficiente para se emocionar.

Semana 7

Como seu bebê está:

O bebê já tem aproximadamente o tamanho de uma uva: de 1,4 a 2 centímetros.

Semana 8

Menino ou menina? Ainda serão necessárias algumas semanas para identificar o sexo do bebê pela imagem, mas existe um exame chamado sexagem fetal que responde a essa pergunta analisando o sangue da gestante.

Semana 8

Como seu bebê está

O seu bebê já tem mais ou menos o tamanho de uma cereja, com cerca de 2 a 3 centímetros.

Semana 9

A gestação ainda não é muito visível para os outros, mas você já deve estar sentindo mudanças no corpo por causa dos hormônios.

Semana 9

Como seu bebê está

O bebê já tem cerca de 3 a 4 centímetros, aproximadamente o tamanho de um morango.

Semana 10

Respeite seu corpo: se tem sono, dorme! Você merece cuidados em dobro.

Semana 10

Como seu bebê está

O bebê tem cerca de 4 centímetros, aproximadamente o tamanho de um figo.

Semana 11

Provavelmente ninguém percebeu a barriga ainda, mas pode ser que você já sinta diferença na hora de se vestir. Sim, o útero está aumentando!

Semana 11

Como seu bebê está

O bebê tem cerca de 5 a 6 centímetros, aproximadamente o tamanho de um limão.

Semana 12

Está na hora de realizar o primeiro morfológico. Agora você pode ficar mais segura de espalhar a notícia da gravidez aos quatro cantos.

Semana 12

Como seu bebê está

Agora o bebê tem cerca de 6 a 7 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma nectarina.

Semana 13

Chegou a fase mais tranquila. Enjôos e cansaço já passaram, agora é hora de curtir a gravidez.

Semana 13

Como seu bebê está

O bebê já tem cerca de 8 centímetros, mais ou menos o tamanho de uma maçã!

Semana 14

Atividade física com moderação e orientação vai fazer muito bem para você e para o bebê. Mas sem exageros!

Semana 14

Como seu bebê está

Seu bebê já tem cerca de 14 centímetros, aproximadamente o tamanho de um pimentão.

Semana 15

A gente sabe que dá vontade, mas tome cuidado para não comer por dois. O excesso de peso pode levar a doenças como diabetes gestacional.

Semana 15

Como seu bebê está

O bebê agora tem cerca de 16 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma manga.

Semana 16

Só você terá o privilégio de sentir os movimentos do bebê nas próximas semanas. A sensação é deliciosa, aproveite!

Semana 16

Como seu bebê está

O bebê já tem cerca de 18 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma cenoura.

Semana 17

As semanas vão passar voando e seu corpo precisa ir se preparando para as mudanças que virão.

Semana 17

Como seu bebê está

Nesta semana, o bebê já tem cerca de 20 centímetros, aproximadamente o tamanho de um pepino comum.

Semana 18

Estrias são muito comuns na gravidez. Nunca é cedo demais para começar a cuidar da pele e tomar muita água. Hidratação é fundamental!

Semana 18

Como seu bebê está

O bebê tem cerca de 22 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma banana.

Semana 19

O peso do bebê e o efeito dos hormônios estão ficando cada vez mais visíveis, dando sinais ao corpo. A barriga também cresce a olhos vistos.

Semana 19

Como seu bebê está

O bebê já tem cerca de 24 centímetros, aproximadamente o tamanho de um coco pequeno.

Semana 20

Seu bebê está se desenvolvendo rápido e agora já consegue ouvir vozes externas. Aproveite para conversar com ele!

Semana 20

Como seu bebê está

O bebê já tem cerca de 25 centímetros, aproximadamente o tamanho de um mamão.

Semana 21

A barriga pode começar a causar alguns efeitos, além de roupas apertadas. Perda de equilíbrio e dores nas costas são exemplos.

Semana 21

Como seu bebê está

O bebê tem mais ou menos 27 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma abobrinha.

Semana 22

Nesta fase, é comum o apetite da grávida aumentar, mas aquela história de comer por dois não é verdadeira. O ganho de peso da gestante nesta época é de, em média, 250 gramas por semana. Na hora das refeições, procure alimentos saudáveis, com quantidades adequadas de cálcio, ferro e proteínas.

Semana 22

Como seu bebê está

O bebê já está parecido com um recém-nascido: seus olhos ainda não abrem, mas as pálpebras estão totalmente formadas e no lugar certo, assim como as sobrancelhas. Tanto a íris quanto os pelinhos e cabelos ainda não tem pigmentação.

Semana 23

Neste momento o tom da pele do bebê é rosado e a pele está enrugada como uma ameixa. A cor de pele definitiva do bebê só será definida em seu primeiro ano de vida.

Semana 23

Como seu bebê está

O bebê já está quase pronto para sobreviver fora do útero. Os pulmões continuam se preparando para respirar enquanto inalam o líquido amniótico. Eles também estão produzindo uma substância chamada surfactante, que tem a função de facilitar a troca dos gases respiratórios nos pulmões.

Semana 24

A partir dessa semana o bebê já consegue realizar melhor os movimentos respiratórios, uma vez que os pulmões encontram-se desenvolvidos.

Semana 24

Semana 25

A partir dessa semana o bebê passa a ganhar peso de forma mais rápida, cerca de 30 a 50 g por dia.

Semana 25

Como seu bebê está

Estudos indicam que, nesta semana, o nervo óptico do bebê já está funcionando: se uma lanterna for apontada para a barriga, ele tende a virar a cabeça.

Semana 26

O bebê começa agora a abrir os olhos, que provavelmente são de cor azulada nesta fase. A cor definitiva vocês só saberão meses após o parto.

Semana 26

Como seu bebê está

A partir de agora, ele vai acumular mais gordura e seu peso vai triplicar até o nascimento. A gordura serve para manter seu corpo quentinho fora do útero e ser fonte de energia nos primeiros dias de vida, momento em que é normal perder até 10% do peso.

Semana 27

A essa altura, o bebê já estabeleceu horários regulares de sono e vigília, que nem sempre combinam com os horários da mãe – podem aparecer alguns chutes no meio da madrugada.

Semana 27

Semana 28

Se o chá de bebê estiver nos planos, está na hora de começar a organizar a festinha. Também está mais do que na hora de providenciar os móveis para o quarto do pequeno.

Semana 28

Semana 29

Conforme o tempo passa, o bebê vai se tornando mais consciente dos sentidos, especialmente em relação à luz, ao toque e ao som.

Semana 29

Como seu bebê está

O bebê já ocupa a maior parte do útero. Mesmo assim, nos próximos meses, ainda tem bastante peso a ganhar.

Semana 30

Já está na hora de começar a procurar um especialista que acompanhará o crescimento e desenvolvimento do bebê após o nascimento.

Semana 30

Semana 31

O bebê está passando pelo auge de seu crescimento e agora já tem os braços e pernas mais gordinhos. A visão está quase perfeita, mas depois do nascimento ainda vai melhorar para focar os objetos distantes.

Semana 31

Como seu bebê está

Um lanchinho ajuda a deixar o bebê mais ativo: para a grávida que está insegura com a “calmaria”, a dica é comer e deitar-se para observar os movimentos do bebê.

Semana 32

Os exames do pré-natal devem ficar mais frequentes a partir de agora, para um melhor controle e segurança da grávida e do bebê.

Semana 32

Semana 33

É normal a grávida engordar cerca de 500 gramas por semana nessa fase, não é hora de fazer dieta e tentar diminuir o ganho de peso.

Semana 33

Semana 34

Os principais órgãos dos sistemas respiratório e nervoso do bebê, ou pelo menos a maioria deles, já consegue trabalhar por conta própria nesta fase da gravidez.

Semana 34

Semana 35

Suas unhas estão crescendo e, nas mãos, já alcançaram as pontas dos dedos.

Semana 35

Semana 36

A partir de agora, é provável que as consultas médicas aconteçam toda semana, sempre com medição da pressão arterial para afastar a possibilidade de uma pré-eclâmpsia.

Semana 36

Semana 37

Apenas 5% dos bebês nascem na data provável de parto. Vale a pena deixar as malas da maternidade prontas com antecedência

Semana 37

Semana 38

O cérebro dele já controla as funções do corpo, como respiração e regulação da frequência cardíaca.

Semana 38

Semana 39

Até a hora do parto, seus pulmões continuam fabricando surfactante, que garantirá a respiração perfeita fora da barriga.

Semana 39

Como está seu corpo?

Como está o seu corpo

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é tomar suplemento de ácido fólico todos os dias, se ainda não toma. Ele ajuda a evitar defeitos congênitos relacionados à medula espinhal. E tudo o que a gente quer é proteger a saúde do bebê desde já, né?

Talvez você já tenha começado a sentir os famosos enjoos, vontade de fazer xixi toda hora, cansaço ou sono intenso e seios doloridos. É normal!

A placenta e o cordão umbilical ainda estão em desenvolvimento, mas já passam os nutrientes essenciais ao bebê. Desde já, vale prestar atenção no seu prato: é importante ter uma dieta saudável, variada e rica em vitamina C.

 O desenvolvimento do bebê
 O desenvolvimento do bebê

O desenvolvimento do bebê

Os principais órgãos estão se desenvolvendo. O tubo neural está formando o cérebro e a medula espinhal. Pequenos “botões” formarão mini braços e pernas dentro de algumas semanas.

Consulta de nutrição

Consulta de nutrição

Você pode agendar uma consulta com nutricionista especializada para te ajudar a seguir um cardápio saudável. A boa alimentação, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável ao bebê, ajuda a prevenir doenças como o diabetes gestacional.

SAIBA MAIS
Ultrassom transvaginal de 1o trimestre

Ultrassom transvaginal de 1o trimestre

Realizado no início da gestação (entre a 5ª e a 11ª semana). Permite a identificação do local de implantação do saco gestacional, a determinação do tempo de gestação e a avaliação da vitalidade do bebê em seu estágio mais inicial. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.

SAIBA MAIS
Youtube

Youtube

Inscreva-se em nosso canal e assista a vídeos sobre o desenvolvimento do bebê.

Saiba mais
Blog

Blog

Acesse nosso blog e tenha acesso a conteúdos especializados e confiáveis

Saiba mais

Fale Conosco

Horário: 2ª a 6ª feira, das 08h às 19h Sábado das 08h às 12h.

Whatsapp: (11) 94388-7059 | Telefone: (11) 5080-6070

Agende uma visita vamos adorar receber você!

Agendar
Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624