Passo a Passo na Maternidade

Saiba como melhor se preparar para esse momento tão especial da melhor forma. Entenda como será o seu processo com a gente desde o agendamento ou Pronto Atendimento até sua alta.

Passo a Passo na Maternidade

Parto Agendado

Sabemos que o parto e a internação na maternidade geram muitas dúvidas, especialmente nos pais de primeira viagem. O que vai acontecer quando eu chegar? Como vai ser o parto? O que levar? Vamos explicar aqui as etapas deste caminho, para que você fique tranquila e esteja preparada para o grande momento.

Veja aqui a lista de enxoval para preparar a mala da maternidade

passo -2

Um passo importante, ainda durante o pré-natal, é verificar a cobertura de seu convênio médico e se é necessária a autorização prévia. Clique aqui para ver os convênios atendidos e para saber mais sobre o Plano Maternidade ou ligue para obter informações:  (11) 5080-6000 – opção 1.

passo - 3

Documentação necessária para internação

A chegada na maternidade

Quando chegar o grande dia, você vai se direcionar à entrada principal do Hospital e Maternidade Santa Joana (R. do Paraíso, 432). Recomendamos que dê uma olhada no mapa e aprenda o caminho com antecedência, para que no dia tudo ocorra bem e com tranquilidade. Não se esqueça de levar os documentos necessários para internação (clique aqui para ver quais são).

Ao chegar, você vai se direcionar à recepção. Caso tenha parto agendado, irá ao setor de internação para dar início ao processo. Primeiro, serão preenchidos os papéis necessários e depois você irá ao Centro Integrado de Admissão (CIA), onde será avaliada pela equipe multidisciplinar. Lembramos que a recomendação é chegar com três horas de antecedência do horário agendado para o parto ou conforme orientação de seu médico.

Caso você não tenha parto agendado, será direcionada ao Pronto Atendimento e passará inicialmente por uma triagem com a equipe de enfermagem, que fará a classificação por cor conforme a urgência. Depois, será avaliada por um médico do Santa Joana que solicitará a internação. O obstetra que acompanha o seu pré-natal será acionado para realizar o parto e será continuamente informado sobre a evolução. É importante que ele já seja cadastrado no hospital. Caso seja necessário, a equipe do Santa Joana poderá realizar o parto.

Em ambos os casos (parto agendado ou não), o acompanhante poderá permanecer ao seu lado durante todas as etapas, pois essa é uma das iniciativas de humanização que valorizamos muito em nossa instituição.

Você será identificada com duas pulseiras no punho com seus dados, que a acompanharão durante todo o período na maternidade. É fundamental não retirá-las em nenhum momento, pois este é um recurso importante de segurança.

Veja nosso guia completo de internação

Pré-parto

Para as gestantes que estão em trabalho de parto, geralmente o próximo passo será o Pré-parto, no Centro Obstétrico. Já para as gestantes que têm cesárea agendada, existe a possibilidade de ir para o Pré-parto ou para o quarto, definição que fica a critério da equipe.

Antes de chegar ao Centro Obstétrico, você e seu acompanhante deverão trocar de roupa, usando trajes fornecidos pelo hospital e que são esterilizados.

No Pré-parto, você será avaliada por uma equipe multidisciplinar, incluindo o anestesista, que definirá qual é a anestesia ou analgesia mais adequada. No momento certo, você será direcionada para a sala de parto.

A anestesia ou analgesia será aplicada na própria sala. Se o parto for normal, é a gestante quem pede a analgesia no momento em que julgar necessário. A decisão é da paciente e será verificada a disponibilidade técnica com o anestesiologista.

A presença do acompanhante é permitida durante todo o período, no pré-parto e durante o parto.

Conheça o nosso projeto de Consciência Obstétrica.

Pós-parto

Logo que nascer, o bebê será identificado com três pulseiras (uma no pulso e uma em cada perna) na frente dos pais. Em seguida ele receberá os primeiros cuidados dentro da sala de parto. Há uma câmera que mostra a imagem do recém-nascido no Telão Santa Joana, localizado no 2º andar – American Bar, desde que liberado pela equipe médica, para que os familiares e amigos o vejam. Durante a pandemia de COVID-19, o Telão Santa Joana está inativo.

Realizamos a amamentação na primeira hora, também na sala de parto. O banho será dado 24 horas depois, para manter a camada protetora por mais tempo no bebê. Estas são algumas das iniciativas de humanização adotadas no Santa Joana.

Saiba mais sobre a humanização aqui.

Se as condições clínicas permitirem, você e seu bebê ficarão grudadinhos a partir deste momento. Você será direcionada para a sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), onde será monitorizada e medicada conforme a prescrição médica. A alta para o quarto ocorre após duas horas.
O bebê ficará no Top Baby (no seu colo, em contato pele a pele) e você e ele serão transportados juntos até o quarto. Ali, ocorrerão as orientações quanto aos primeiros cuidados.
Em todos os momentos, mãe e bebê serão identificados por suas pulseiras, por meio do sistema Baby Safe, para garantir a segurança de ambos.

Saiba mais sobre segurança aqui.

Próximos dias de internação

Entre o primeiro e o segundo dia, você receberá as orientações adequadas sobre a higienização corporal do bebê e cuidados com o coto umbilical.

A visita do pediatra será feita diariamente e você terá informações sobre aleitamento materno, icterícia, carteirinha de vacinação, exame do pezinho e as demais orientações.

O teste do pezinho é colhido em todos os bebês após 48 horas de vida. A vacina da Hepatite B é oferecida gratuitamente durante o período de internação.

Clique aqui e veja como é o processo para tirar a certidão de nascimento do bebê

Devido à pandemia de Covid-19, as visitas são permitidas das 9h ás 21h. São permitidos dois visitantes por horário e crianças até dez anos que consigam fazer uso de máscaras estão autorizadas a entrar e não contam como visitante.

As recomendações de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos devem ser seguidas durante toda a permanência no hospital.

No dia da alta, você receberá orientações da equipe do hospital e terá oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas.

Na hora de deixar as acomodações, será efetuada a leitura de todas as pulseiras de identificação da mãe e do bebê e uma pessoa da equipe de enfermagem a acompanhará até a recepção, onde o segurança vai liberar a saída mediante uma nova checagem das pulseiras.

Central de Atendimento

(11)5080-6000 Opção 1

2ª a 6ª feira, das 08h às 20h
Sábado das 08h às 12h

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624