Humanização

Atendimento humanizado é o nosso jeito de cuidar.
Iniciativas como o Programa Consciência Obstétrica, Hora Dourada e Grupo de Apoio à Amamentação reforçam nosso compromisso pelo cuidado humanizado.

Humanização

Quando você ouve a palavra “humanização” o que vem à mente? No sentido literal, humanização é a ação de humanizar, ou seja, tornar algo mais humano. No campo da saúde, a humanização é uma característica positiva da assistência. Ela tem a ver com o modo como pacientes e profissionais interagem entre si e visa melhorar a qualidade do cuidado.

Para nós do Hospital e Maternidade Santa Joana, além desse conceito, humanização é um pouco de tudo isso e ainda mais. É um processo consciente por meio do qual acolhemos, respeitamos e tratamos todas as pessoas que atendemos.

Profissionais que colocam você em primeiro lugar

A sua chegada é muito especial para nós e queremos te receber da melhor forma possível. Entendemos suas preocupações e sabemos que é um momento único, mas, mesmo assim, queremos te ouvir. O atendimento humanizado não é só nossa missão, como também nossa prática. Aceitamos suas individualidades, respeitamos o seu momento e buscamos ter toda sensibilidade que o período exige.

Para uma experiência ainda mais agradável, temos uma infraestrutura completa para o seu conforto, da sua família e para o bebê que vai chegar.

Nossa equipe multidisciplinar é composta por profissionais experientes, capacitados e engajados no atendimento com foco na qualidade assistencial e melhoria contínua dos processos assistenciais. Temos baixos índices de infecção hospitalar (0,3% em 2018) e de mortalidade materna 4 a cada 100 mil nascidos vivos.

Programa Consciência Obstétrica

O Programa Consciência Obstétrica é um trabalho de preparação das nossas equipes médica e de enfermagem para a realização de partos em que a gestante, família e bebê sejam os principais protagonistas. Ou seja, nossa equipe é treinada frequentemente, em especial, para tornar a experiência do parto normal mais humana, respeitando o limite da mãe e do bebê. Para isso, promovemos um conjunto de práticas como:

Parto Normal

Mobilidade

Uso do campo transparente (opcional)

Espaço família

Respeito ao plano de parto

Credenciamento de Doulas

Credenciamento de enfermeiras obstetras

Participação ativa do acompanhante

Corte Tardio do cordão umbilical

Contato Pele a Pele

Incentivo ao aleitamento materno exclusivo

O banho do bebê depois de 24 horas

Mamãe e bebê sempre juntos

Cuidando de você do seu jeito

Por meio do Grupo de Aconselhamento Obstétrico, passamos a abrir as portas da nossa instituição para futuras mamães, acompanhantes e profissionais indicados pelas famílias para virem até aqui a fim de elucidar suas dúvidas e nos contar as expectativas para esse momento tão especial que é a maternidade. Muitos desses desejos acabam sendo discutidos internamente e avaliados em sua individualidade.

O Santa Joana também possui um Grupo de Apoio à Amamentação, composto por uma equipe especializada em orientar mães internadas em nossa instituição e seus familiares, sanando suas dúvidas e favorecendo esse momento tão especial e importante para a fisiologia materna e dos bebês.

Banco de leite humano

Por reconhecermos a enorme importância que tem a amamentação, temos o nosso banco de leite humano. Assim, garantimos que todos os bebês prematuros nascidos aqui tenham a possibilidade de receber leite humano nos primeiros dias de vida.

Com mais de 70 anos de história, sabemos que a humanização faz toda a diferença para quem necessita de um serviço de saúde. Por isso, temos incentivado e treinado nossos colaboradores para que eles estejam cada vez mais focados nas necessidades e nos desejos de nossos pacientes e seus familiares. Buscamos também criar ambientes mais receptíveis e confortáveis e oferecer sempre procedimentos que levem em conta a excelência no tratamento.

Para nós do Hospital e Maternidade Santa Joana, cuidado humanizado é gente cuidando de gente. Não acreditamos em outra forma de cuidar que não seja essa.

humanização

Central de Atendimento

(11)5080-6000 Opção 1

2ª a 6ª feira, das 08h às 19h
Sábado das 08h às 12h

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624