Humanização

Atendimento humanizado é o nosso jeito de cuidar. Incentivamos o parto normal e respeitamos as escolhas das mulheres por meio do Programa Consciência Obstétrica. Promovemos o vínculo entre mãe e bebê realizando a Hora Dourada e criamos um Grupo de Apoio à Amamentação. Além dessas, muitas outras ações reforçam o nosso compromisso com o cuidado humanizado.

Humanização

Quando você ouve a palavra “humanização” o que vem à mente? No sentido literal, humanização é a ação de humanizar, ou seja, tornar algo mais humano. No campo da saúde, a humanização é uma característica positiva da assistência. Ela tem a ver com o modo como pacientes e profissionais interagem entre si e visa melhorar a qualidade do cuidado.

Para nós do Hospital e Maternidade Santa Joana, além desse conceito, humanização é um pouco de tudo isso e ainda mais. É um processo consciente por meio do qual acolhemos, respeitamos e tratamos todas as pessoas que atendemos.

Programa Consciência Obstétrica

O Programa Consciência Obstétrica é um projeto de incentivo ao parto normal e humanizado que nasceu em 2014 e coloca a mulher como protagonista de seu parto. Nossa equipe é preparada para tornar a experiência do parto normal mais humana, respeitando sempre a segurança da mãe e do bebê.

Ao longo dos últimos anos, promovemos iniciativas que envolveram eventos, treinamentos, cursos e visitas às maternidades de referência no mundo para conhecer as melhores práticas relacionadas a assistência ao parto. Como resultado, temos profissionais treinados e a adoção de práticas humanizadas, ampliação do número de salas de parto normal, com maior oferta de equipamentos que favorecem o trabalho de parto.

Em 2014 fomos a uma das principais maternidades dos Estados Unidos, Women and Infants Hospital, filiada à escola de Medicina de Harvard, e levamos uma equipe para treinamento no Stratus Center for Medical Simulation, um dos Centros de Simulação de maior renome internacional e também filiado ao complexo de Harvard.

Em 2015, criamos o primeiro Centro de Simulação realística especializado em Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia e elaboramos o Guia da Consciência Obstétrica, material onde estão as nossas diretrizes para o parto normal. Também realizamos a I Jornada Internacional de Doulas.

Em 2016, iniciamos os Treinamentos sobre Consciência Obstétrica, que já treinaram mais de 1500 médicos e enfermeiros.

Em 2017 realizamos uma visita no Hillcrest Hospital, hospital da mulher filiado ao Cleveland Clinic, e nos reunimos com a Birthing Gently, uma associação de doulas americana.

Em 2018, começamos a realizar o treinamento para doulas, que já credenciou aproximadamente 250 doulas.

Em 2019, parte da equipe realizou um curso em Dublin, na Irlanda, no The National Maternity Hospital, centro de referência em partos normais.

Ainda em 2019 realizamos uma reunião na Organização Mundial da Saúde, em Genebra, com o objetivo de apresentar os resultados do Grupo Santa Joana e troca de diretrizes e boas práticas relacionadas ao parto normal. Também realizamos o curso PROMPT (Practical Obstetric Multi-Professional Training) no Royal College of Obstetricians e Gynaecologists, em Londres.

Em 2020, trouxemos para o Brasil o Dr. Diogo Ayres, profissional de referência mundial em cursos de cardiotografia e monitorização fetal intraparto, para realizar workshops de atualização sobre este tema para o corpo clínico.

Também em 2020 passamos a realizar a teleorientação sobre analgesia no parto e criamos o curso de parto normal de preparação para gestantes.

Saiba mais sobre o Programa de Consciência Obstétrica

Estrutura completa para o parto normal

Para incentivar cada vez mais o parto humanizado, contamos com estrutura completa para ajudar o trabalho de parto, como banheira integrada ao quarto com som ambiente, playlist da gestante, bola suíça, barra de alongamento, balanço pélvico tipo “cavalinho” e banqueta de parto.

Uso do campo transparente (opcional)

Credenciamento de Doulas e enfermeiras obstetras

Participação ativa do acompanhante

Corte tardio do cordão umbilical

Contato pele a pele

Incentivo ao aleitamento materno exclusivo

Banho após 24 horas

Mamãe e bebê sempre juntos

Teleconsulta para esclarecer suas dúvidas sobre parto normal

Apoio à amamentação

Práticas de humanização das UTIs

Prezamos pela manipulação mínima dos bebês internados em nossa UTI Neonatal, pois a movimentação em excesso pode gerar situações estressantes para eles. Nesse sentido, criamos o Horário do Psiu, em que quatro vezes ao dia (por períodos de uma hora) são dedicados para criar um clima de sossego e aconchego para os bebês. As luzes são apagadas e oferecem a sensação de um ambiente mais calmo e relaxante. Nesses momentos, evita-se realizar qualquer procedimento.

Essa é uma forma que encontramos de evitar a dor e diminuir o estresse nos bebês, e ainda aproximar o contato entre mãe e filho, já que esse tempo é totalmente destinado ao relaxamento.

Também realizamos o Método Canguru, prática que permite a participação dos pais na recuperação dos bebês internados por meio do contato pele a pele entre mãe/pai e filho. Além de estabelecer afeto e segurança familiar, o Método favorece o desenvolvimento neuropsicomotor e o ganho de peso do bebê.

Para as famílias com bebês internados na UTI Neonatal, disponibilizamos o atendimento de psicólogas, que estão o tempo todo nos ambientes de cuidados, para dar o apoio necessário.

Na Unidade Semi Intensiva da Gestante, é comum as pacientes internadas sentirem angústia e medo de um parto prematuro. Por isso, oferecemos apoio de psicólogas superespecializadas em comportamento de gestantes.

Banco de leite humano

Por reconhecermos a enorme importância que tem a amamentação, temos um dos maiores bancos de leite humano da América Latina. Assim, garantimos que todos os bebês prematuros nascidos aqui tenham a possibilidade de receber leite humano nos primeiros dias de vida.

humanização

Central de Atendimento

(11)5080-6000 Opção 1

2ª a 6ª feira, das 08h às 19h
Sábado das 08h às 12h

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624