Semana a Semana
Quer saber tudo sobre sua gestação? Conheça o nosso semana a semana
Agende uma visitaQuer saber tudo sobre sua gestação? Conheça o nosso semana a semana
Agende uma visitaVocê acabou de descobrir que está grávida! Sabemos o quanto essa notícia pode impactar a sua vida. Estamos ao seu lado para te contar o que esperar dos próximos 9 meses.
Seu bebê ainda é bem pequenininho, cerca de 2 a 4 milímetros, aproximadamente o tamanho de um grão de pimenta. Mas ele já tem um coraçãozinho que bate. <3
As semanas vão passar voando e seu corpo precisa ir se preparando para as mudanças que virão.
O bebê cresce bastante de uma semana para outra. Agora ele tem cerca de 8 milímetros, aproximadamente o tamanho de um feijão branco, e ainda se parece com um girino.
Está chegando o grande momento de escutar o coração do bebê pela primeira vez! No ultrassom transvaginal, ainda não dá pra ver o bebê direito, mas o som acelerado das batidas do coração é suficiente para se emocionar. <3
O bebê já tem aproximadamente o tamanho de uma uva: de 1,4 a 2 centímetros.
Menino ou menina? Ainda serão necessárias algumas semanas para identificar o sexo do bebê pela imagem, mas existe um exame chamado sexagem fetal que responde a essa pergunta analisando o sangue da gestante.
O seu bebê já tem mais ou menos o tamanho de uma cereja, com cerca de 2 a 3 centímetros.
A gestação ainda não é muito visível para os outros, mas você já deve estar sentindo mudanças no corpo por causa dos hormônios.
O bebê já tem cerca de 3 a 4 centímetros, aproximadamente o tamanho de um morango.
Respeite seu corpo: se tem sono, dorme! Você merece cuidados em dobro.
O bebê tem cerca de 4 centímetros, aproximadamente o tamanho de um figo.
Provavelmente ninguém percebeu a barriga ainda, mas pode ser que você já sinta diferença na hora de se vestir. Sim, o útero está aumentando!
O bebê tem cerca de 5 a 6 centímetros, aproximadamente o tamanho de um limão.
Está na hora de realizar o primeiro morfológico. Agora você pode ficar mais segura de espalhar a notícia da gravidez aos quatro cantos.
Agora o bebê tem cerca de 6 a 7 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma nectarina.
Chegou a fase mais tranquila. Enjôos e cansaço já passaram, agora é hora de curtir a gravidez.
O bebê já tem cerca de 8 centímetros, mais ou menos o tamanho de uma maçã!
Atividade física com moderação e orientação vai fazer muito bem para você e para o bebê. Mas sem exageros!
Seu bebê já tem cerca de 14 centímetros, aproximadamente o tamanho de um pimentão.
A gente sabe que dá vontade, mas tome cuidado para não comer por dois. O excesso de peso pode levar a doenças como diabetes gestacional.
O bebê agora tem cerca de 16 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma manga.
Só você terá o privilégio de sentir os movimentos do bebê nas próximas semanas. A sensação é deliciosa, aproveite!
O bebê já tem cerca de 18 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma cenoura.
As semanas vão passar voando e seu corpo precisa ir se preparando para as mudanças que virão.
Nesta semana, o bebê já tem cerca de 20 centímetros, aproximadamente o tamanho de um pepino comum.
Estrias são muito comuns na gravidez. Nunca é cedo demais para começar a cuidar da pele e tomar muita água. Hidratação é fundamental!
O bebê tem cerca de 22 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma banana.
O peso do bebê e o efeito dos hormônios estão ficando cada vez mais visíveis, dando sinais ao corpo. A barriga também cresce a olhos vistos.
O bebê já tem cerca de 24 centímetros, aproximadamente o tamanho de um coco pequeno.
Seu bebê está se desenvolvendo rápido e agora já consegue ouvir vozes externas. Aproveite para conversar com ele!
O bebê já tem cerca de 25 centímetros, aproximadamente o tamanho de um mamão.
A barriga pode começar a causar alguns efeitos, além de roupas apertadas. Perda de equilíbrio e dores nas costas são exemplos.
O bebê tem mais ou menos 27 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma abobrinha.
Nesta fase, é comum o apetite da grávida aumentar, mas aquela história de comer por dois não é verdadeira. O ganho de peso da gestante nesta época é de, em média, 250 gramas por semana. Na hora das refeições, procure alimentos saudáveis, com quantidades adequadas de cálcio, ferro e proteínas.
O bebê já está parecido com um recém-nascido: seus olhos ainda não abrem, mas as pálpebras estão totalmente formadas e no lugar certo, assim como as sobrancelhas. Tanto a íris quanto os pelinhos e cabelos ainda não tem pigmentação.
Neste momento o tom da pele do bebê é rosado e a pele está enrugada como uma ameixa. A cor de pele definitiva do bebê só será definida em seu primeiro ano de vida.
O bebê já está quase pronto para sobreviver fora do útero. Os pulmões continuam se preparando para respirar enquanto inalam o líquido amniótico. Eles também estão produzindo uma substância chamada surfactante, que tem a função de facilitar a troca dos gases respiratórios nos pulmões.
A partir dessa semana o bebê já consegue realizar melhor os movimentos respiratórios, uma vez que os pulmões encontram-se desenvolvidos.
A partir dessa semana o bebê passa a ganhar peso de forma mais rápida, cerca de 30 a 50 g por dia.
Estudos indicam que, nesta semana, o nervo óptico do bebê já está funcionando: se uma lanterna for apontada para a barriga, ele tende a virar a cabeça.
O bebê começa agora a abrir os olhos, que provavelmente são de cor azulada nesta fase. A cor definitiva vocês só saberão meses após o parto.
A partir de agora, ele vai acumular mais gordura e seu peso vai triplicar até o nascimento. A gordura serve para manter seu corpo quentinho fora do útero e ser fonte de energia nos primeiros dias de vida, momento em que é normal perder até 10% do peso.
A essa altura, o bebê já estabeleceu horários regulares de sono e vigília, que nem sempre combinam com os horários da mãe – podem aparecer alguns chutes no meio da madrugada.
Se o chá de bebê estiver nos planos, está na hora de começar a organizar a festinha. Também está mais do que na hora de providenciar os móveis para o quarto do pequeno.
Conforme o tempo passa, o bebê vai se tornando mais consciente dos sentidos, especialmente em relação à luz, ao toque e ao som.
O bebê já ocupa a maior parte do útero. Mesmo assim, nos próximos meses, ainda tem bastante peso a ganhar.
Já está na hora de começar a procurar um especialista que acompanhará o crescimento e desenvolvimento do bebê após o nascimento.
O bebê está passando pelo auge de seu crescimento e agora já tem os braços e pernas mais gordinhos. A visão está quase perfeita, mas depois do nascimento ainda vai melhorar para focar os objetos distantes.
Um lanchinho ajuda a deixar o bebê mais ativo: para a grávida que está insegura com a “calmaria”, a dica é comer e deitar-se para observar os movimentos do bebê.
Os exames do pré-natal devem ficar mais frequentes a partir de agora, para um melhor controle e segurança da grávida e do bebê.
É normal a grávida engordar cerca de 500 gramas por semana nessa fase, não é hora de fazer dieta e tentar diminuir o ganho de peso.
Os principais órgãos dos sistemas respiratório e nervoso do bebê, ou pelo menos a maioria deles, já consegue trabalhar por conta própria nesta fase da gravidez.
Suas unhas estão crescendo e, nas mãos, já alcançaram as pontas dos dedos.
A partir de agora, é provável que as consultas médicas aconteçam toda semana, sempre com medição da pressão arterial para afastar a possibilidade de uma pré-eclâmpsia.
Apenas 5% dos bebês nascem na data provável de parto. Vale a pena deixar as malas da maternidade prontas com antecedência
O cérebro dele já controla as funções do corpo, como respiração e regulação da frequência cardíaca.
Até a hora do parto, seus pulmões continuam fabricando surfactante, que garantirá a respiração perfeita fora da barriga.
Uma das primeiras coisas que você deve fazer é tomar suplemento de ácido fólico todos os dias, se ainda não toma. Ele ajuda a evitar defeitos congênitos relacionados à medula espinhal. E tudo o que a gente quer é proteger a saúde do bebê desde já, né?
Talvez você já tenha começado a sentir os famosos enjoos, vontade de fazer xixi toda hora, cansaço ou sono intenso e seios doloridos. É normal!
A placenta e o cordão umbilical ainda estão em desenvolvimento, mas já passam os nutrientes essenciais ao bebê. Desde já, vale prestar atenção no seu prato: é importante ter uma dieta saudável, variada e rica em vitamina C.
Os principais órgãos estão se desenvolvendo. O tubo neural está formando o cérebro e a medula espinhal. Pequenos “botões” formarão mini braços e pernas dentro de algumas semanas.
Você pode agendar uma consulta com nutricionista especializada para te ajudar a seguir um cardápio saudável. A boa alimentação, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável ao bebê, ajuda a prevenir doenças como o diabetes gestacional.
SAIBA MAISRealizado no início da gestação (entre a 5ª e a 11ª semana). Permite a identificação do local de implantação do saco gestacional, a determinação do tempo de gestação e a avaliação da vitalidade do bebê em seu estágio mais inicial. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISTalvez você comece a sentir que o seu intestino está mais preso que o normal. É porque agora o trato digestivo fica mais lento por causa da progesterona. A dica é tomar bastante água, comer alimentos ricos em fibras e praticar atividades físicas. Veja algumas dicas de exercícios bons para gestantes:
Yoga: proporciona alívio nas tensões, relaxamento e equilíbrio, além de poder reduzir o inchaço, graças a melhoria na circulação sanguínea.
Pilates: traz benefícios para a postura e fortalece os músculos das pernas e braços. O fortalecimento da região do períneo também é um dos benefícios, ajudando a prevenir a incontinência urinária.
Hidroginástica: esse exercício é muito recomendado pois não sobrecarrega o corpo. Além de trabalhar os músculos, proporciona melhoras no equilíbrio e na postura. A circulação sanguínea também é ativada, combatendo assim o inchaço de pernas e pés. Alivia o estresse e a ansiedade.
Nesta fase, seus olhos e narinas estão começando a se formar, assim como pulmões, rins, fígado e órgãos do sistema digestivo. Até os dedos estão começando a aparecer, embora mãos e pés ainda sejam achatados. Pequenas dobras de tecido no rosto vão se transformar em queixo, bochechas e mandíbula em breve. O coração, já dividido em câmaras esquerda e direita, bate numa velocidade impressionante: em média, o dobro do ritmo de um adulto. Logo você poderá ouvi-lo! <3
Na primeira consulta, o obstetra pedirá alguns exames laboratoriais como hemograma completo, urina 1 e urocultura, tipagem sanguínea e fator Rh, sorologias, TSH, T4 livre, entre outros. Conte com o nosso Centro de Diagnósticos para realização destes exames.
SAIBA MAISNossas acomodações foram planejadas especialmente para você aproveitar cada momento com seu bebê e sua família. Aqui o conforto e a comodidade estão em cada detalhe, para que você se sinta como se estivesse em um hotel.
SAIBA MAISVocê precisa se cuidar e cuidar do bebê que está aí dentro. Fique longe de álcool, drogas e cigarro, que podem prejudicar o desenvolvimento do pequeno. Em relação aos remédios que toma regularmente, converse com seu médico. Também é necessário ter alguns cuidados a mais com a alimentação, principalmente com o consumo de carne crua, que pode causar toxoplasmose, doença infecciosa que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Falando nisso, veja algumas dicas para prevenir o contágio:
• Cozinhe bem os alimentos, sobretudo as carnes; • Alimentos crus, como frutas e verduras, devem ser bem lavados; • Lave bem as mãos após manipular carnes cruas ou use luvas; • Ferva ou filtre a água antes de tomar; • Evite manipular terra, areia ou fezes de gatos.
Apesar de ter ainda uma pequena cauda, que vai desaparecer logo, ele está cada vez mais parecido com um ser humano. Já tem pequenos bracinhos e suas orelhas e nariz estão despontando. As seções básicas do cérebro já se formaram, embora esse órgão ainda vá se desenvolver muito ao longo da gravidez e depois que o bebê nascer. Ele já se mexe aí dentro da barriga, mas calma, ainda vai demorar para você sentir.
Criado para atender pacientes que apresentam algum tipo de alteração durante a gravidez, como diabetes gestacional, restrições ao crescimento fetal, entre outras, nosso Ambulatório oferece consultas com especialistas, alinhados à conduta do Hospital, com apoio de toda a nossa infraestrutura.
SAIBA MAISTemos um Centro de Medicina Fetal em que acompanhamos a saúde da mãe e do bebê passo a passo, desde o início. Aqui realizamos consultas e os mais variados exames e procedimentos, além de aconselhamento genético, com especialistas renomados na área.
SAIBA MAISA gente sabe que, nessa fase, os enjoos podem estar intensos, até com alimentos que você gosta ou com cheiros que eram comuns no seu dia a dia. Essa parte é chata mesmo. Fazer refeições com frequência (de cinco a seis por dia) e evitar alimentos gordurosos são algumas dicas para melhorar esse mal estar. A boa notícia é que, na maioria dos casos, os enjoos passam ao fim do primeiro trimestre. Os hormônios estão a mil por hora e podem causar alguns efeitos como sonolência; a pele e o cabelo podem ficar mais oleosos; no rosto, é possível que surja acne. O olfato está aguçado e você provavelmente sentirá odores de forma muito mais intensa.
Se você ainda não foi à consulta com o obstetra, está na hora de marcar. Geralmente as consultas acontecem uma vez por mês e, no final da gestação, ficam mais frequentes.
Agora, ele já tem braços, mãos, pernas e pés. A cauda que ele tinha já está desaparecendo. Já está ficando mais parecido com um bebê e logo você vai se perguntar se parece mais com a mamãe ou com o papai. ;)
Este exame detecta o sexo do bebê com uma amostra de sangue colhida após a oitava semana de gestação. No caso de gêmeos, o exame não é preciso. Alguns eventos recentes, como aborto, parto ou gravidez ectópica, também podem afetar o resultado.
SAIBA MAISOferecemos às gestantes um serviço de pré-natal que inclui consultas e exames laboratoriais e de imagem. Aqui, a paciente é atendida por um médico experiente da equipe do Hospital, e tem seu pré-natal pautado em protocolos atualizados, com foco na segurança da paciente e do feto.
SAIBA MAISProvavelmente a barriga ainda não começou a despontar, mas os hormônios estão a todo vapor, e podem ser responsáveis pelo cansaço, enjoo, dor de cabeça e dor nas costas. A progesterona, por exemplo, é responsável pela retenção de líquidos e redução do esvaziamento do estômago e intestino. Os seios tendem a aumentar durante a gravidez e, nesta fase, podem estar sensíveis. Outra mudança é o aparecimento de pequenos nódulos nas aréolas, os “Tubérculos de Montgomery”, glândulas que serão muito importantes durante a amamentação, com função de umidificar a região e proteger a pele contra bactérias.
Caso tenha algum sangramento ou cólica forte, é importante falar com seu médico.
Agora ele já não é mais um embrião, é um feto. A estrutura básica de seu corpo está formada, com seus membros e órgãos, porém ele ainda tem muito a crescer e se desenvolver. Ainda não dá pra sentir, mas ele já se mexe bastante dentro da barriga.
A acupuntura pode ser realizada na gestação e ajuda a aliviar dores, náuseas, refluxo, ansiedade e outros sintomas comuns na gravidez. Contamos com uma profissional que é ginecologista e obstetra, além de acupunturiatra, para realizar as sessões.
SAIBA MAISMédicos especializados na mulher, incluindo ginecologistas e obstetras, atendem 24 horas por dia em nosso Pronto Atendimento. Também oferecemos a realização de exames de laboratório, ultrassonografias e monitoramento da vitalidade do bebê.
SAIBA MAISOs enjoos provavelmente ainda estão presentes nessa fase, você deve estar cansada deles! Mas calma, esse sintoma chato tende a diminuir e sumir ao final do primeiro trimestre. Vômitos em excesso podem indicar hiperemese gravídica, condição que não é muito comum. Desidratação (pouco xixi, boca seca), emagrecimento e vômitos sempre que se come alguma coisa são os principais sintomas. Nesses casos, é preciso conversar com o médico para buscar tratamento. A essa altura da gravidez, a dieta já deve ter passado por algumas mudanças, com a restrição de carne crua e bebidas alcoólicas. Também vale diminuir a quantidade de cafezinhos que você toma. Mantenha-se sempre bem hidratada, faça as escolhas certas na alimentação, evitando os processados, e procurando ingerir alimentos com menor taxa açúcar e menor teor de sódio.
O rosto do bebê já tem olhos, ouvidos, boca e nariz bem definidos. Logo vai dar para dar um palpite sobre com quem ele se parece. As orelhas ainda estão abaixo do lugar definitivo e os olhos ainda estão nas laterais da cabeça e não há pálpebras totalmente formadas. Dentes de leite estão começando a se formar – embora só vão despontar da gengiva vários meses após o nascimento. As unhas e cabelinhos curtos e finos também estão começando a aparecer.
Oferecemos gratuitamente um e-book completo com dicas para uma gestação saudável. Ele fala sobre a descoberta da gravidez, os exames, o desenvolvimento do bebê no útero, amamentação e parto, entre muitos outros temas.
SAIBA MAISNosso Centro obstétrico está preparado para atender gestações de baixo, médio e alto risco, bebês prematuros e gestações múltiplas. Temos sete salas para parto cesárea e três suítes para parto normal.
SAIBA MAISTalvez você já tenha sentido cólicas no baixo ventre, o que é comum, pois o útero está aumentando. E é possível que algumas calças já estejam apertadas – está chegando a hora de começar a procurar por roupas de grávida. O muco vaginal pode ficar mais intenso e causar uma sensação de calcinha úmida. Não se preocupe, isso é um efeito hormonal. Caso apresente coceira ou odor forte, fale com o seu médico.
A vitamina C é fundamental para o desenvolvimento do bebê, na construção das células e crescimento de ossos saudáveis. A dica é introduzir na dieta alimentos ricos no nutriente, como: Laranja Acerola Kiwi Mamão Brócolis
A cabeça do bebê ainda é desproporcional em relação ao resto do corpo. Ela representa quase metade de seu tamanho. Logo, logo as medidas dele ficarão mais proporcionais. Os dedos das mãos e dos pés já se separaram e alguns ossos estão ficando mais rígidos. O coração já é dividido em quatro câmaras e bate bem forte, parece um cavalo galopando – com 120 a 160 batimentos por minuto, é o dobro da velocidade de um coração adulto.
Oferecemos consulta com nutricionista especialista em gestantes para ajudar a elaborar um cardápio saudável, com os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do bebê.
SAIBA MAISNo Centro de Parto Normal, oferecemos quatro Suítes LDR: apartamentos que, em segundos, transformam-se em modernas e confortáveis salas de parto para que o bebê possa nascer ali mesmo, com a participação da família e de forma segura.
SAIBA MAISEstá acabando o primeiro trimestre e, com isso, diminui bastante o risco de um aborto espontâneo. Ufa! Muitas grávidas esperam este marco para contar a novidade aos amigos, familiares e também no trabalho.
Outra boa notícia é que os enjoos geralmente começam a melhorar e você deve sentir menos sono agora.
trimestre que pode identificar síndromes e malformações. Este é um exame muito importante e deve ser feito por uma equipe altamente especializada. Se houver suspeita de alguma doença, como mielomeningocele, poderá programar o tratamento precoce.
Ele já parece uma pessoa totalmente formada, embora alguns órgãos ainda estejam se desenvolvendo. Os rins estão se preparando para produzir urina, agora que o bebê já engole líquido amniótico. Os olhos estão mais próximos um do outro e as pálpebras estão formadas e se fecharão, permanecendo assim até o final do segundo trimestre. O bebê já tem o reflexo de chupar. E, acredite, ele reage quando a mãe encosta a mão na barriga. <3
Disponibilizamos consultas de pré-natal online para casos de gestação de baixo risco. Os atendimentos são feitos por profissionais experientes via telemedicina, permitindo que a gestante faça seu acompanhamento sem sair de casa.
SAIBA MAISO ultrassom morfológico do primeiro trimestre é importante para avaliar a anatomia inicial do feto e rastrear possíveis malformações ou síndromes cromossômicas. Realizar este exame com uma equipe altamente especializada pode fazer toda a diferença no seu pré-natal e até na sobrevida do bebê.
SAIBA MAISChegou o segundo trimestre! Esta costuma ser a melhor fase da gestação e agora as mudanças no corpo vão ficando mais evidentes.
Está cedo, mas seu corpo todo já está se preparando para o parto. Em alguns casos até os seios já começam a produzir colostro, que é o primeiro alimento do bebê, antes do leite descer.
Se a amamentação for uma questão que te preocupa, você pode conversar com seu obstetra sobre o assunto. Há cursos para fazer antes e depois do parto, e sempre pode contar com a ajuda de um especialista no assunto. Lembramos que, normalmente, próteses e mamilos invertidos não atrapalham a amamentação.
Seus órgãos não só estão formados, como muitos já estão funcionando: o fígado secreta bile e o pâncreas produz insulina. Nesta fase, as cordas vocais estão começando a se desenvolver.
Disponibilizamos consultas de pré-natal online para casos de gestação de baixo risco. Os atendimentos são feitos por profissionais experientes via telemedicina, permitindo que a gestante faça seu acompanhamento sem sair de casa.
SAIBA MAISSabemos da importância da visita para conhecer o lugar onde o bebê vai nascer. Realizamos este atendimento de maneira individual por vídeo chamada, onde você poderá visualizar os ambientes e tirar as suas dúvidas.
SAIBA MAISSe você ainda não começou a fazer atividades físicas, está na hora de começar. Evite exercícios de impacto, pois as juntas ficam mais frouxas pelo efeito da gravidez no colágeno. Converse com o seu médico sobre as melhores modalidades, em geral caminhadas e Pilates são bons exercícios.
Sentir o nariz entupido com frequência é normal e tem até nome: rinite gestacional. Ela tem causa hormonal e a dica para melhorar é fazer lavagem nasal com soro fisiológico. É importante não usar nenhum remédio sem consultar o médico.
Ele ou ela já possui uma camada fina de pelos que cobre todo o corpo e se chama lanugo. Normalmente, desaparece antes do nascimento. Os músculos estão bem ativos: no rosto, o bebê já abre e fecha a boca e faz movimentos de engolir e chupar. Consegue franzir a testa e fazer caretas. Dá pra imaginar? Agora, o corpo está crescendo mais rápido que a cabeça e já é possível ver o pescoço.
Em nossa academia, as aulas são individualizadas, ministradas por professor especializado em gestantes e pós parto, e ajudam a evitar desconfortos na gravidez, como dores nas costas e câimbras, melhorar a disposição e a qualidade do sono e preparar a mulher para o parto.
SAIBA MAISSabemos da importância da visita para conhecer o lugar onde o bebê vai nascer. Realizamos este atendimento de maneira individual por vídeo chamada, onde você poderá visualizar os ambientes e tirar as suas dúvidas.
SAIBA MAISVocê deve estar com uma fome daquelas, mas nada de comer “por dois”. Procure estabelecer uma dieta equilibrada. É provável também que você sinta mais sede do que de costume. Isso acontece porque o seu corpo começa a reter líquido para aumentar o volume de sangue.
Depois de ter feito o ultrassom morfológico, caso haja suspeita de síndrome genética, pode ser realizada a amniocentese, na qual o médico aspira uma pequena quantidade de líquido da bolsa amniótica para realizar uma análise genética do bebê.
Há também o exame de cordocentese, que é uma amostra do sangue fetal (retirada do cordão umbilical). Ele serve para detectar a presença de síndromes cromossômicas e acompanhar doenças como toxoplasmose, anemia, rubéola e citomegalovírus. Um exame menos invasivo que pode ser feito em pacientes com risco para alterações do bebê é o NIPT, onde se colhe o sangue da mãe para avaliar o risco de alterações cromossômicas.
A pele é tão fininha que seria possível visualizar o que acontece dentro dela: os vasos sanguíneos que já estão se formando. Por incrível que pareça, o bebê já tem músculos e consegue movimentá-los, fechando os pulsos e testando expressões faciais.
Oferecemos consultas de psicologia perinatal, que podem ser presenciais ou online. Realizadas por psicóloga especializada no assunto, as sessões podem abordar temas como: ansiedade e estresse na gravidez, medo do parto, gravidez de risco, transtornos psicológicos, entre outros.
SAIBA MAISTemos uma equipe altamente especializada para realizar os principais exames e, caso haja qualquer indício de problema, um profissional especializado vai detectá-lo rapidamente e traçar o melhor caminho para oferecer qualidade de vida para mãe e bebê.
SAIBA MAISEstá chegando uma das horas mais esperadas: em algum momento entre a 16a e a 20a semana, você deve começar a sentir o bebê se mexendo. Que emoção! Os primeiros movimentos serão sutis, já que o bebê é pequeno e tem bastante líquido amniótico a sua volta.
Você deve estar cheia de energia! Nessa fase, as grávidas esbanjam beleza, com as bochechas coradas e saudáveis: resultado do aumento no volume de sangue do corpo, para suprir as necessidades do bebê em crescimento. As desvantagens que podem aparecer junto com isso são mais sangramentos nasais.
Fica a dica: dormir do lado esquerdo aumenta a circulação e pode diminuir a chance de desenvolver inchaços e varizes.
Com os músculos fortalecidos, agora os bracinhos e perninhas estão bem ativos. Já dá pra saber o sexo do bebê pelo ultrassom com mais certeza.
Este exame pode ser realizado em qualquer fase da gestação. Ele avalia as circulações sanguíneas, verifica a anatomia (inclusive se é menino ou menina), o crescimento, a posição do bebê, quantidade de líquido amniótico e as características da placenta.
SAIBA MAISNas sessões de fisioterapia pélvica, são realizados exercícios preparatórios para o parto, trabalhando a musculatura do assoalho pélvico. Além disso, os exercícios ajudam a prevenir ou tratar a incontinência urinária e resolver desconfortos na região.
SAIBA MAISNem só a barriga está crescendo! A essa altura da gravidez, pode ser que já seja necessário aumentar o número do sutiã, conforme os seios começam a crescer, preparando-se para a amamentação.
Fique atenta ao xixi: na gestação, a vontade de urinar o tempo todo é normal. Mas esse também pode ser um sintoma de infecção urinária, que também é comum na gravidez e acontece por causa das alterações no organismo, que favorecem o desenvolvimento de bactérias no trato urinário. Os sintomas podem envolver dor ao urinar, febre baixa, sensação de peso na bexiga, aparência diferente da urina, entre outros. Eles podem ser leves e passar despercebidos. Na dúvida, vale comunicar ao médico qualquer sintoma.
Os sistemas do corpinho dele já estão funcionando ou quase lá: os pulmões “respiram” líquido amniótico, o coração bombeia o sangue, os rins filtram a urina. Cabelos, sobrancelhas e cílios estão crescendo. Seus órgãos genitais estão se desenvolvendo, a pele já é menos transparente e ele está treinando a sucção e a deglutição.
Nossos especialistas estão disponíveis para atender as gestantes de baixo risco, do pré-natal ao puerpério, por meio de consultas online programadas, solucionando dúvidas e dando orientações. É muito simples, basta um celular.
SAIBA MAISOferecemos atendimento de ginecologistas e obstetras 24 horas por dia e, sempre que necessário, podem ser realizados exames laboratoriais e de imagem, sem a necessidade de agendamento prévio.
SAIBA MAISA sua pele está esticando dia a dia, o que pode levar ao surgimento de estrias. A medida mais eficaz para evitar este problema é hidratar a pele. Tome bastante água e faça massagens com óleos ou cremes específicos para gestantes nas regiões da barriga, seios (não passar na aréola nem no bico), bumbum e pernas.
A partir desta semana, já é possível realizar um ecocardiograma fetal, exame de ultrassom que avalia as estruturas do coraçãozinho e pode diagnosticar cardiopatias congênitas.
Os ouvidos já estão desenvolvidos o bastante para ele escutar as batidas do coração da mãe e os sons produzidos dentro de seu corpo. Em breve, ele conseguirá escutar também sua voz. Agora estão começando a se formar as impressões digitais, que serão tão importantes em sua vida adulta. O sistema digestivo já está funcionando: o bebê engole o líquido amniótico, que passará pelo estômago e intestinos até formar o mecônio, o “primeiro cocô”.
Oferecemos em nosso Centro de Diagnósticos o ecocardiograma fetal, um exame de imagem que avalia o coraçãozinho do bebê. Caso algum problema seja detectado, os especialistas avaliam a possibilidade de iniciar o tratamento antes mesmo do parto.
SAIBA MAISTemos uma Unidade Integrada de Doenças Endocrinológicas especializada na avaliação e no tratamento de doenças comuns na gravidez, como diabetes gestacional, diabetes pré-gestacional, hipertireoidismo e hipotireoidismo.
SAIBA MAISTalvez você esteja começando a sentir dores no baixo ventre, no “pé da barriga”, porque os músculos e ligamentos que sustentam a barriga estão se adaptando às mudanças no corpo. Evite movimentos bruscos, movimente-se um pouco mais devagar. E se a dor for intensa, converse com seu médico.
Os hormônios já estão agindo em seu corpo faz tempo, mas agora podem estar trazendo efeitos mais visíveis na pele, como manchas no rosto (melasma) e a famosa linea nigra, aquela linha escura que atravessa a barriga na vertical. Você pode estranhar essas mudanças no corpo, mas a linha some algumas semanas depois do parto. Para prevenir as manchas no rosto, recomenda-se usar protetor solar todos os dias.
Para proteger a pele do líquido amniótico, começa a se formar uma camada esbranquiçada, parecida com uma cera, chamada vérnix caseosa. É impressionante pensar nisso, mas se você estiver esperando for uma menina, ela já tem seis milhões de óvulos primitivos dentro de seus pequenos ovários. Essa fase da gravidez é importante para o desenvolvimento sensorial do bebê, nas áreas do cérebro ligadas aos cinco sentidos.
Assoalho pélvico é o conjunto de músculos, ligamentos e tecidos que sustentam o útero, além de outros órgãos localizados na parte inferior do abdome: bexiga, reto e intestino. Para aliviar as dores que podem surgir no assoalho pélvico, é possível fazer fisioterapia pélvica. Oferecemos consultas com uma fisioterapeuta especialista em mulheres e gestantes.
SAIBA MAISVocê sabia que temos um programa de Consciência Obstétrica, para incentivo ao parto normal? Desde 2014, ampliamos a quantidade de suítes de parto normal, treinamos mais de 1500 profissionais e melhoramos os protocolos de humanização. Você pode agendar uma conversa com nossa equipe especializada sobre dúvidas e expectativas relacionadas ao parto.
SAIBA MAISChegamos na metade da gravidez! A ansiedade é grande para conhecer o bebê, a gente sabe.
Se você ainda não sentiu ele se mexendo, começará a sentir muito em breve. Talvez perceba também um soluço dentro da barriga. Sim, a maioria dos bebês soluçam, provavelmente por causa do diafragma imaturo. E é totalmente normal. O bebê vai precisar de ferro para a produção de glóbulos vermelhos. É importante a grávida ficar de olho no nível de ferro por meio de um exame de sangue e garantir refeições ricas no nutriente, com carnes vermelhas, vegetais verde escuros, lentilha e feijão.
Agora ele já escuta as vozes externas, então você pode conversar, cantar, ler um livro em voz alta, colocar músicas calmas próximas à barriga. É um ótimo momento para o pai começar a se envolver mais com a gravidez também, batendo um papo com o filho que está aí dentro. Graças aos centros nervosos do cérebro, que estão se desenvolvendo rapidamente, o bebê está mais sensível aos movimentos da mãe e até ao gosto do líquido amniótico. Aliás, engolir o líquido amniótico é um ótimo treino para o sistema digestivo.
Para oferecer mais conveniência às nossas pacientes, oferecemos um local onde podem ser realizadas consultas de pré-natal (de baixo e alto risco) e exames. Tudo no mesmo lugar e com a equipe altamente especializada e experiência Santa Joana. Temos a Unidade Vergueiro e a Unidade Anália Franco.
SAIBA MAISA partir da 20a semana de gestação, recomenda-se tomar a vacina dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche), que protege a gestante e o bebê nos primeiros meses de vida, até que ele possa ser imunizado. Oferecemos um Centro de Imunização, que disponibiliza vacinas para todas as faixas etárias.
SAIBA MAISCom o crescimento da barriga, o centro de gravidade do corpo mudou, o que pode resultar em perda de equilíbrio. É normal parecer um pouco desajeitada às vezes. Talvez seja hora de guardar os saltos altos e preferir as sapatilhas. As dores nas costas podem aumentar com o avanço da gravidez.
Abrir mão do salto alto também ajuda a prevenir as varizes, que podem surgir na gestação. Usar meias compressivas, evitar calças apertadas, descansar um pouco as pernas e praticar exercícios são outras medidas recomendadas.
A cada semana, há muita novidade aí dentro da barriga. Agora, brotos de dente estão surgindo na gengiva do bebê. Ele já tem pálpebras e até unhas. Nessa fase, o bebê já começa a dormir e acordar em ciclos. É possível que ele até tenha uma posição preferida para dormir dentro do útero. Dá pra imaginar? <3
Você sabe o que é o Plano Maternidade? É um pacote de parto e internação para gestantes que foi criado especialmente para quem quer ter acesso às especialidades do Hospital e Maternidade Santa Joana, mas não possui um plano de saúde conveniado. O Plano oferece infraestrutura completa, conforto e segurança.
SAIBA MAISVoltada para o atendimento de casos de gestação de alto risco, como hipertensão, trabalho de parto prematuro e diabetes gestacional, por exemplo, a nossa Semi Intensiva mantém a gestante em monitorização constante. Nosso objetivo é estender mais a gravidez, ajudando a evitar partos prematuros.
SAIBA MAISAs alterações no seu corpo ao longo dessa semana podem levar ao surgimento de hemorroidas, que podem provocar muita dor ao evacuar e, em alguns casos, até para se sentar.
Invista no consumo de alimentos ricos em fibras para aliviar o desconforto. Beba muita água para que as fezes fiquem mais amolecidas e saiam com mais facilidade.
Gestantes também são mais suscetíveis a infecções urinárias. Assim, se você desconfiar de que pode estar com cistite, não deixe de ir ao médico, já que uma infecção não tratada pode até causar trabalho de parto prematuro.
Braços e pernas estão proporcionais e muito ativos dentro do útero. O bebê ainda tem pouca gordura, mas vai ganhar tecido adiposo ao longo das próximas semanas, o que é importante para produzir e reter calor corporal. O pâncreas está se aperfeiçoando para a produção de hormônios. A musculatura do bebê já permite fechar o punho, agarrar o cordão umbilical e até franzir a testa.
Você pode agendar uma consulta com nutricionista especializada para te ajudar a seguir um cardápio saudável. A boa alimentação, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável ao bebê, ajuda a prevenir doenças como o diabetes gestacional.
SAIBA MAISSe você ainda não fez o ultrassom morfológico corra! A época ideal para você fazer este exame é entre 20 e 24 semanas de gestação. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISJá são 6 meses de gravidez. Não se assuste se a sua gengiva sangrar um pouco ao escovar os dentes, algo bem comum nesse período nesse período, bem como sangramento no nariz). Inchaço e inflamação das gengivas (gengivite) são comuns e podem levar ao sangramento, especialmente devido aos hormônios da gravidez. O que fazer? Escove os dentes com uma escova de cerdas bem macias e passe o fio dental com bastante delicadeza. O que fazer? Escove os dentes com uma escova de cerdas bem macias e passe o fio dental com bastante delicadeza.
Está com dificuldades no equilíbrio? Nessa fase o centro de gravidade da mãe começa a mudar, o que leva algum tempo para se acostumar.
Você sabia que o líquido amniótico é responsável por deixar o bebê quentinho e protegê-lo de infecções? Além disso, dá flexibilidade para ele exercitar os movimentos.
O período perinatal é um momento de grandes mudanças. No Centro de Saúde da Mulher oferecemos todos esses cuidados para um tratamento integral da paciente. Quanto antes começar o tratamento, melhor será o resultado.
SAIBA MAISEsse é feito, em geral, entre a 11ª e a 14ª semana de gestação e, no segundo trimestre, o é marcado normalmente entre a 20ª e a 24ª semana. É realizado um estudo detalhado da anatomia fetal com o objetivo de detectar possíveis malformações e rastrear síndromes genéticas. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISA barriga não para de crescer e estrias avermelhadas podem surgir. Existem cremes próprios para a gravidez que prometem evitar as estrias e ajudam a aliviar o incômodo da coceira. Lembrando que a hereditariedade é um dos fatores determinantes para o surgimento de estrias.
Fique de olho nos sinais de um parto prematuro, que incluem cólica semelhante à menstrual, dor nas costas, contrações, pressão sobre a pélvis e corrimento vaginal fora do padrão.
Um grande marco desta etapa é agora existe a possibilidade de o bebê sobreviver, no caso de um parto prematuro. É o que se chama de um bebê "viável". Essa fase é marcada por movimentos fetais mais intensos com sensações dolorosas nas costas e na parte inferior do abdômen da mãe.
A fisioterapia pélvica atua de forma global, desde a troca informativa sobre a importância do autoconhecimento corporal a exercícios que envolvem respiração e movimentos específicos para a região pélvica e perineal
SAIBA MAISA presença dessa doença na mãe pode colocar em risco a saúde do bebê, que passa a receber muita glicose por meio da placenta e desenvolve um risco maior de sobrepeso. Por isso, são fundamentais o diagnóstico e o controle dessa doença durante o pré-natal. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos
SAIBA MAISA barriga já aparece mais e começa a incomodar. Dormir não é uma tarefa tão simples, já que não consegue achar uma posição confortável. É recomendável criar o hábito d dormir de lado.
As idas ao banheiro serão cada vez mais frequentes daqui para frente e algumas infecções urinárias são comuns na gravidez. É importante tratar para que não se agrave.
A coordenação das mãos do bebê melhorou muito, levando muitas vezes as mãos ao rosto e esticando os braços e as pernas
Nesta fase da gravidez, entre 24 e 28 semanas, o médico solicita um exame de triagem de glicose, que pode identificar diabetes gestacional, condição em que o sangue tem altos níveis de açúcar e que normalmente desaparece após o parto.
SAIBA MAISA presença dessa doença na mãe pode colocar em risco a saúde do bebê, que passa a receber muita glicose por meio da placenta e desenvolve um risco maior de sobrepeso. Por isso, são fundamentais o diagnóstico e o controle dessa doença durante o pré-natal. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISAs alterações na mulher com 26 semanas de gravidez incluem o desconforto ao ficar muito tempo de pé, devido ao peso da barriga, e pode haver dor nas costas.
É bom ficar de olho na pressão arterial. Visão embaçada, ganho de peso excessivo e inchaço repentino de mãos e pés podem ser sinais de pré-eclâmpsia. Neste caso, é preciso procurar ajuda médica imediatamente.
Talvez o ultrassom flagre o bebê chupando o dedo, pois ele já consegue sugar. Suas mãozinhas também brincam com o cordão umbilical, que ele segura e solta, treinando sua musculatura.
Esse exame avalia o bem-estar do bebê a partir do terceiro trimestre da gestação, comparando seu progresso em diferentes esferas, como respiração, crescimento corporal, volume do líquido amniótico (que o envolve e o protege dentro do útero da mãe), batimentos cardíacos, entre outras.
SAIBA MAISOferecemos atendimento de ginecologistas e obstetras 24 horas por dia e, sempre que necessário, podem ser realizados exames laboratoriais e de imagem, sem a necessidade de agendamento prévio.
SAIBA MAISNessa fase, as roupas devem prezar pelo conforto. Calças e saias que não apertem a barriga são boas opções para o vestuário. Se você está se sentindo cansada demais, talvez seu médico sugira um novo exame de sangue para ver se você está com anemia, uma deficiência nos glóbulos vermelhos. Muitas grávidas acabam sofrendo de um pouco de anemia devido às mudanças normais no corpo.
As papilas gustativas se desenvolveram e o bebê consegue sentir o gosto do líquido amniótico, que varia conforme o que a mãe comeu. Seus pulmões ainda estão imaturos, assim como o cérebro, que está fazendo as conexões necessárias para controlar o corpo do bebê. É possível que a grávida sinta o pequeno soluçando com mais frequência, mas não precisa se preocupar, pois é normal e ele não se incomoda com isso.
Se você tem sangue fator Rh negativo, e seu exame de sangue prévio deu negativo para anticorpos anti-Rh, você provavelmente vai fazer um novo exame nesta época. Você vai precisar tomar uma injeção - imunoglobulina anti-D - que impedirá o corpo da gestante de produzir anticorpos contra as células do bebê que tenham entrado em sua circulação, isso serve para evitar anemia do bebê.
SAIBA MAISOferecemos atendimento de ginecologistas e obstetras 24 horas por dia e, sempre que necessário, podem ser realizados exames laboratoriais e de imagem, sem a necessidade de agendamento prévio.
SAIBA MAISEntre os incômodos que podem surgir na gravidez, estão as câimbras, hemorroidas e varizes. Na maioria das vezes, essas chatices somem após o parto. Talvez você faça alguns exames extras nessa fase. Um exame de sangue pode detectar uma diabete gestacional, por exemplo. Outros exames de sangue e urina feitos no início do pré-natal podem ser repetidos para controle.
O parto está se aproximando e as visitas ao médico acontecerão com mais frequência. Nos exames de ultrassom, será possível saber qual é a posição do bebê. Não precisa se preocupar se ele ainda estiver sentado, ainda há tempo para virar. Seu bebê já tem até cílios! Logo vocês estarão olhando um para o outro.
O exame de ultrassom obstétrico com doppler é feito para avaliar as circulações sanguíneas entre o bebê e a placenta e entre a mãe e a placenta. Com uma espécie de coloração virtual, o médico consegue verificar também a anatomia, o crescimento, a posição e a apresentação do bebê, assim como a quantidade de líquido amniótico (que envolve e protege o bebê dentro do útero) e as características da placenta. Esse exame pode ser realizado em qualquer fase da gestação, de acordo com indicação médica.
SAIBA MAISSe o sangue da mãe for Rh negativo e do bebê for Rh positivo, está na hora de tomar uma injeção que impedirá o corpo da gestante de produzir anticorpos contra as células do bebê que tenham entrado em sua circulação.
SAIBA MAISO apetite da grávida deve aumentar agora, para dar conta do crescimento do bebê. Uma alimentação saudável é muito importante. Nutrientes como ferro e cálcio são fundamentais para a formação do pequeno (o cálcio, por exemplo, ajuda a construir seus ossinhos). Se necessário, o médico pode prescrever cápsulas de suplemento alimentar.
Nos meninos, nesta época, os testículos já estão descendo para a região da virilha. Nas meninas, o clitóris dela ainda está relativamente saltado, porque os lábios da vagina ainda não conseguem cobri-lo.
A boa alimentação, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável ao bebê, ajuda a prevenir doenças como o diabetes gestacional.
SAIBA MAISO exame de paternidade e maternidade é um tipo de teste de DNA que tem como objetivo confirmar se o bebê é filho de determinada pessoa. Pode ser feito durante a gravidez ou após o nascimento por meio da análise do sangue, saliva ou fios de cabelo da mãe, do filho e do suposto pai. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISO crescimento da barriga traz consigo alguns desconfortos, principalmente na hora de dormir. Travesseiros e almofadas especiais para gestantes são grandes aliados para deixar o sono mais confortável.
É normal a grávida ficar emocionalmente mais sensível nesta fase da gravidez, são muitas sensações envolvidas, misturadas com ansiedade e preocupação.
O lanugo, pelo fininho que cobria a pele do bebê, começa a desaparecer nesta fase. O cérebro está ficando com a aparência enrugada que conhecemos. As “curvas” servem para que tudo aquilo caiba dentro da caixa craniana. Já está na hora de começar a procurar um pediatra que acompanhará o crescimento e desenvolvimento do bebê após o nascimento.
O encaminhamento e o tratamento precoce são importantes para evitar complicações na gestação, no parto e no pós-parto. Vale lembrar a importância da família neste processo. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISO encaminhamento e o tratamento precoce são importantes para evitar complicações na gestação, no parto e no pós-parto. Vale lembrar a importância da família neste processo. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISNesta fase, a grávida pode começar a sentir as contrações de treinamento, ou Braxton Hicks, que deixam a barriga enrijecida por alguns instantes e não costumam ser doloridas. É importante ficar atento à frequência e intensidade e contatar o médico em caso de suspeita de um trabalho de parto. Conforme o tempo passa, é normal que a movimentação fique diferente, porque o espaço está mais apertado.
A mulher poderá apresentar alterações nas mamas, crescimento do peito e maior sensibilidade. É comum o surgimento de alguns pequenos caroços na mama que estão relacionados à produção de leite.
O útero pode estar empurrando o diafragma e comprimindo os pulmões, o que às vezes deixa a gestante sem fôlego. Essa sensação tende a melhorar nas próximas semanas, conforme o bebê descer para a pélvis. A partir desta fase o bebê irá bocejar várias vezes e isto poderá ser visto numa ultrassonografia morfológica.
É comum algumas mulheres se surpreenderem ao ver que seu peito está vazando líquido antes mesmo de o bebê nascer. O líquido é o colostro, uma espécie de "pré-leite".
SAIBA MAISMédicos especializados na mulher, incluindo ginecologistas e obstetras, atendem 24 horas por dia em nosso Pronto Atendimento. Também oferecemos a realização de exames de laboratório, ultrassonografias e monitoramento da vitalidade do bebê.
SAIBA MAISNesta semana, a maioria dos bebês já vira de cabeça para baixo, mas eles ainda podem mudar de posição. Ainda falta um tempinho para o parto e, portanto, não precisa se preocupar se o pequeno ainda não está na posição ideal para nascer. Algumas mulheres sentem dores nas costelas quando o pezinho do bebê passa por ali: incômodos normais que aparecem com o crescimento do bebê. Deitar ou mudar de posição pode ajudar.
A camada de pelos finos que cobre a pele do bebê, o lanugo, começa a cair. Sua pele está mais suave e rosada, já com aspecto de um recém-nascido. Se você está esperando um menino, os testículos dele já devem ter descido até o saco escrotal. Às vezes, quando o bebê nasce, um dos testículos (ou os dois) não chegou à posição definitiva, mas não há razão para se preocupar.
Como alternativa nesse período de crise do coronavírus e a impossibilidade de uma vista presencial em nossa maternidade, estamos abrindo um novo canal, através do Atendimento Virtual para que possa tirar dúvidas e descobrir mais informações sobre as nossas maternidades
SAIBA MAISO exame de ultrassom obstétrico com doppler é feito para avaliar as circulações sanguíneas entre o bebê e a placenta e entre a mãe e a placenta. Com uma espécie de coloração virtual, o médico consegue verificar também a anatomia, o crescimento, a posição e a apresentação do bebê, assim como a quantidade de líquido amniótico (que envolve e protege o bebê dentro do útero) e as características da placenta. Esse exame pode ser realizado em qualquer fase da gestação, de acordo com indicação médica.. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISÉ possível que a grávida sinta dores ou formigamento nas mãos, que acontecem porque os nervos ficam pressionados pelos tecidos do pulso. Este incômodo se chama síndrome do túnel do carpo e acontece devido ao inchaço e retenção de líquidos comuns na gravidez. Deve passar após o parto, mas até lá a dica é tentar mudar de posição ao dormir, evitando comprimir as mãos ou pulsos.
Os ossos do bebê estão cada vez mais duros e resistentes. Os únicos que permanecem flexíveis são os ossos do crânio, que ficam separados, com um espaço entre eles, para que se moldem durante a passagem pelo canal vaginal no parto. Depois do nascimento, fica a “moleira”, ou fontanela, e os ossos só se juntam definitivamente por volta de um ano e meio de idade. O bebê ainda tem muito a crescer e engordar até o final da gestação, então é importante manter uma dieta equilibrada.
Temos uma assistência integrada à ginecologia, atuando na saúde da mulher em diferentes momentos, seja do ponto de vista ginecológico, seja pré-concepcional, durante o pré-natal, no puerpério e aleitamento.
SAIBA MAISEcografia: feita a partir da 33ª semana, a ecografia identifica a posição do feto (que deve estar de cabeça para baixo), avalia a quantidade de líquido amniótico e como está o final do desenvolvimento do bebê. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISÀs vezes grandes volumes aparecem na barriga e pode ser divertido tentar adivinhar qual é a parte do corpo que está saliente. É comum ter queda de pressão, sensação de desmaio e tontura. Um dos motivos para isso é o calor, outro é o peso do bebê pressionando as veias quando a grávida está deitada. Nesse caso, virar de lado ajuda. O cansaço também pode estar batendo, a dica é diminuir o ritmo e respeitar os limites do corpo.
Quando ocorre o parto prematuro a partir desta semana, a maioria dos bebês não enfrenta grandes problemas. Você já deve ter sentido uns “pulinhos ritmados”. São os soluços do seu bebê, movimento involuntário do diafragma, o que significa que o sistema nervoso dele está totalmente desenvolvido.
Ajudar mulheres na busca da sua saúde, bem-estar e na prevenção de disfunções que podem ocorrer no parto e pós-parto.
SAIBA MAISOs resultados dos exames de ultrassonografia são impressos na hora e entregues no mesmo dia. Caso haja interesse, você também pode adquirir na nossa recepção uma cópia das imagens em DVD. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISConforme o bebê desce e “encaixa”, a grávida pode sentir alívio nos pulmões e respirar melhor, ao mesmo tempo que pode sentir sua bexiga ainda mais pressionada, com vontade de ir ao banheiro com mais frequência.
A partir dessa semana, o médico pode solicitar um teste para verificar se a gestante tem a bactéria estreptococo do grupo B (GBS), que pode causar uma infecção no bebê durante o parto. Para evitar complicações, caso o resultado do exame seja positivo, a grávida poderá tomar antibiótico.
Todos os órgãos do bebê já estão completamente formados, exceto os pulmões que continuam a se desenvolver e a produzir mais líquido que irá impedi-los de parar de funcionar quando o bebê começar a respirar. Os rins do bebê estão totalmente desenvolvidos, e o fígado também está começando a funcionar.
Agora já não há muito espaço dentro do útero e o bebê já pode ter dado a volta e assumido a posição de cabeça para baixo, pronto para nascer.
Aqui, respeitamos suas escolhas e damos todo o apoio ao parto normal. Com acompanhante e enfermeira obstetra o tempo todo ao seu lado, você terá acesso às melhores práticas médicas e a instalações pensadas especialmente para garantir esse momento único com total segurança e conforto.
SAIBA MAISO médico provavelmente vai solicitar um exame de estreptococos do grupo B para determinar se você está com essa infecção. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISCom a hora do parto cada vez mais perto, é bom relembrar quais são os sinais de um trabalho de parto: contrações de um minuto a cada cinco minutos. Sinais para procurar o médico mesmo antes disso são: vazamento de líquido vaginal, sangramento, febre, dor de cabeça forte, dor abdominal constante, alteração da visão ou se o bebê estiver mexendo menos do que de costume. É comum reter líquidos no último mês de gravidez, o que causa inchaço. A dica é descansar com os pés para cima para aliviar este incômodo.
Pode não parecer muito apetitoso, mas o bebê já ingeriu substâncias que circulam no líquido amniótico e está formando o mecônio, o cocô que você encontrará nas primeiras fraldas. Apesar da maior parte dos bebês já estarem virados com a cabeça para baixo, alguns podem chegar as 36 semanas de gestação, e ainda estarem sentados. Neste caso, se o trabalho de parto começar e o beber continuar sentado, o médico poderá tentar virar o bebê
Esclarecer o processo de amamentação, desde a produção do leite antes do nascimento do bebê até o posicionamento correto para amamentar após o nascimento. Explicar as principais mudanças fisiológicas no corpo da gestante, relacionadas à amamentação, definir como se dá a descida do leite, e demonstrar a “Pega” correta do bebê no seio materno.
SAIBA MAISO exame de ultrassom obstétrico com doppler é feito para avaliar as circulações sanguíneas entre o bebê e a placenta e entre a mãe e a placenta. Com uma espécie de coloração virtual, o médico consegue verificar também a anatomia, o crescimento, a posição e a apresentação do bebê, assim como a quantidade de líquido amniótico (que envolve e protege o bebê dentro do útero) e as características da placenta. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISMuitas grávidas ficam um pouco esquecidas durante a gravidez, especialmente nos últimos meses. A explicação está nos hormônios, no sono prejudicado e nas tantas coisas que é preciso pensar e organizar antes da chegada do bebê. A tendência é que o sono da grávida vá piorando conforme a barriga cresce. Falta de posição, azia e contrações de treinamento estão entre os motivos. E ansiedade, claro. Afinal, faltam poucas semanas para chegar a hora tão esperada.
O vérnix caseoso, uma substância que protegia a pele do bebê, começa a sair. Tanto ela quanto o lanugo (aqueles pelos finos que o cobriam) são engolidos pelo bebê. Alguns bebês nascem bem cabeludos, e outros completamente carecas. Saiba no entanto que tanto a cor quanto a textura do cabelo (liso, crespo, grosso, fino) podem mudar depois dos primeiros meses, e que esse primeiro cabelo pode cair.
Nossas acomodações foram planejadas especialmente para você aproveitar cada momento com seu bebê e sua família. Aqui o conforto e a comodidade estão em cada detalhe. Projetamos um espaço que atenda todas as suas necessidades. Contamos com modernos apartamentos, sendo que há também acomodações para portadores de necessidades especiais.
SAIBA MAISA cardiotocografia é um método que avalia o bem-estar do bebê dentro do útero. Esse exame detecta as alterações da frequência cardíaca do bebê e as contrações uterinas, que são registradas por meio de um gráfico. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos
SAIBA MAISÉ possível que comece a vazar colostro dos seios – para algumas mulheres isso acontece antes mesmo do parto. Também podem acontecer variações de humor, que tem a ver com a ansiedade e os hormônios.
Nestas últimas semanas que antecedem o parto, os pais podem aproveitar para deixar tudo pronto para a chegada do bebê, inclusive pensando em facilitar a vida para o período pós-parto. Algumas dicas são: deixar comidas congeladas para não se preocupar com isso na volta para casa e agendar o pagamento das contas que vencerão nas próximas semanas.
O cérebro dele já controla as funções do corpo, como respiração e regulação da frequência cardíaca. Está tão perto do parto, mas ele continua crescendo e engordando diariamente. Consegue segurar coisas com as mãos, como o cordão umbilical. Depois que nascer, vai segurar seu dedo bem forte, já que esse é um dos reflexos do recém-nascido.
Nós estamos preparados para acolher com todo o cuidado e eficiência as famílias que optarem pelo parto normal. Contamos com espaços modernos, desenvolvidos para oferecer às mães, acompanhantes e bebês toda segurança e conforto necessários para este momento único.
SAIBA MAISO médico verificará se a placenta ainda cumpre plenamente a sua função de abastecimento e se há líquido amniótico suficiente. Caso verifique alguma irregularidade, solicitará um acompanhamento a fim de evitar complicações. Esse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISA grávida continuará sentindo a movimentação do bebê até a hora dele nascer. Uma diminuição considerável desses movimentos merece atenção. A saída do tampão mucoso, uma substância gelatinosa que pode conter sangue ou não, é sinal de que o parto está se aproximando: mas pode demorar um dia ou mais de uma semana. A bolsa pode estourar de repente como nos filmes, mas é raro. Apenas 15% das bolsas estouram antes do início do trabalho de parto.
O desenvolvimento do feto com 39 semanas de gestação está completo, mas seu sistema imune continua se desenvolvendo. Alguns dos anticorpos da mãe passam para o bebê através da placenta e ajudam a protegê-lo de doenças e infecções. Os órgãos do bebê estão totalmente desenvolvidos. Conforme ele vai engordando, as ruguinhas e as "pelancas" vão desaparecendo.
Se ainda não o fez, que tal agora? Orientar mães e pais sobre o período da gestação, o parto, puerpério e os cuidados ao recém-nascido. Curso online, com vídeo aulas gravadas. Dentre os conteúdos, estão preparo para o parto, primeiros cuidados do bebê ao nascer, amamentação e cuidados de higiene do bebê em casa.
SAIBA MAISEsse e outros exames podem ser agendados em nosso Centro de Diagnósticos.
SAIBA MAISHorário: 2ª a 6ª feira, das 08h às 19h Sábado das 08h às 12h.
Whatsapp: (11) 94388-7059 | Telefone: (11) 5080-6070
© 2024 Santa Joana. Todos os direitos reservados.
Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000
Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587