Controle de Infecção Hospitalar

Temos uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) embasada em normas brasileiras e em órgãos internacionais.

Controle de Infecção Hospitalar

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

O Hospital e Maternidade Santa Joana tem índice de infecção hospitalar de 0,3%. Esta conquista se deve a protocolos bem definidos, equipe especializada e dedicada à prevenção de infecção hospitalar, infraestrutura moderna, contando com preparadas centrais de esterilização e forte cultura de higienização das mãos, construída ao longo destes 70 anos de história.

Sabemos que mães e pais querem ter a certeza de um parto seguro e uma internação tranquila, sem intercorrências. O nosso propósito é cuidar bem de você e de seu filho e fazemos tudo o que está ao nosso alcance para realizar procedimentos seguros.

Segurança para adultos e bebês

No Santa Joana, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) preocupa-se com a prevenção de infecções em todos os segmentos e grupos de pacientes : mulheres, gestantes e bebês, adotando protocolos para cada caso. Entre adultos, por exemplo, o foco é na segurança da cirurgia e somos exigentes na prevenção de infecção.  A UTI Adulto não tem nenhuma notificação de infecção relacionada a assistência à saúde há mais de dois anos.

Entre os bebês, as taxas de infecção são baixas. Nossa atenção é especialmente voltada à UTI Neonatal, na vigilância constante com foco na prevenção das infecções relacionadas a assistência à saúde. Os recém-nascidos de maior risco são acompanhados de perto pela equipe de SCIH, composta por médicos infectologistas e enfermeiros especialistas, ou seja, profissionais experientes direcionados para um grupo de pacientes tão específico.

Clique aqui e conheça a nossa UTI Adulto

O Santa Joana possui uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) composta por gestores da instituição e que se reúne periodicamente para direcionar as ações e recomendações que serão executadas, embasando-se nas normas brasileiras e órgãos internacionais.

Além disso, possuímos uma Comissão Interna de Qualidade, que acompanha periodicamente os processos implantados, com o intuito de estabelecer uma política interna de segurança dos pacientes com foco na experiência do cliente.

Saiba mais sobre as nossas certificações de qualidade

Controle de infecção na prática

A equipe do SCIH realiza vigilância ativa em todas as unidades, com visitas diárias às UTIs para monitoramento. Estas visitas são multidisciplinares, feitas em conjunto com equipe de fisioterapia, nutrição, enfermagem, médicos, entre outros. O objetivo é estabelecer as normas e rotinas que serão aplicadas em cada unidade, respeitando a particularidade de cada área. Trata-se de uma equipe consultiva dentro do hospital que estabelece medidas de segurança para um atendimento de qualidade.

Todas as gestantes que fazem parto conosco são monitoradas pelo sistema de vigilância ativa de infecção de sítio cirúrgico através de busca virtual e telefônica.

No Santa Joana, temos UTIs específicas para prematuros extremos com tecnologia moderna, profissionais capacitados e humanizada. Além disso, contamos com UTI especializada para atender recém-nascidos que realizaram cirurgias complexas, como cardiopatias congênitas, ou que necessitem de monitoramento neurológico. Cada um desses espaços merece uma atenção especial pela fragilidade em que se encontram os pacientes.

Em todas as unidades neonatais do Santa Joana, os pais poderão contar com o apoio emocional com profissionais especializados e prontos para acolher a família.

Clique aqui e conheça nossa UTI Neonatal

controle de infecção - 2

Segurança em todas as etapas

O SCIH é responsável por estabelecer as normas e diretrizes de segurança com foco na prevenção das infecções no Santa Joana desde a chegada da paciente ao hospital. É um setor que assessora toda a regulamentação dentro da instituição: entrada de visitantes, esterilização de materiais para cirurgias, normas para atendimento em alojamento conjunto, cuidados nas UTIs, entre muitas outras. Segue normas rígidas para oferecer segurança, sem deixar de lado a humanização que permeia todas as ações do hospital.

Além deste cuidado contínuo, promove ações voltadas para a prevenção de infecções sazonais, como precauções com vírus sincicial respiratório (VSR) no outono, época do ano de maior circulação deste vírus, ou de COVID-19.

Conheça o nosso Centro de Vacinação

Higienização das mãos

Uma das ações mais importantes para evitar a infecção hospitalar é a correta higienização das mãos.

No Grupo Santa Joana, temos um time de cerca de 70 funcionários de diversos setores que, voluntariamente, atuam dentro de sua unidade levando boas práticas de higienização das mãos. Distribuídos em todas as alas hospitalares e identificados com um botton, eles verificam a disponibilidade de álcool gel, auxiliam em dúvidas, incentivam a correta higienização das mãos e auxiliam na orientação das famílias e acompanhantes.

Leia também: Por que Santa Joana?

controle de infecção - 3

Central de Material e Esterilização

Responsável por esterilizar todos os materiais utilizados nas cirurgias, esta área tem equipamentos de ponta e uma estrutura física em que não ocorre cruzamento de fluxo de material sujo com material limpo. Também é feita a rastreabilidade, ou seja, é possível identificar cada passo do processo de esterilização de determinado material (temperatura que foi utilizada, equipamento, pressão, entre outros).

Com uma equipe estruturada, protocolos bem estabelecidos e infraestrutura preparada, nós nos orgulhamos dos resultados obtidos, proporcionando segurança às famílias que nos procuram.

Central de Atendimento

(11)5080-6000 Opção 1

2ª a 6ª feira, das 08h às 19h
Sábado das 08h às 12h

Agendar visitaAgende uma visita, vamos adorar receber você.Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624