Quanto tempo os bebês costumam ficar na UTI Neonatal?
É claro que isso depende muito de desenvolvimento de cada criança. No entanto, Dra. Filomena Bernardes de Mello, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, ajuda-nos a fazer algumas previsões mais comuns.
“Depende do desenvolvimento do corpinho de cada bebê. Se ele for do grupo nascido acima de 34 semanas, pode ficar de três dias a até uma ou duas semanas se não tiver nada muito grave. Para os bebês de prematuridade moderada, depende muito, pois eles precisam estar sem suporte de oxigênio, mamar bem, não esquecer de respirar, não ter nenhuma doença para tratar e atingir pelo menos 1,8 kg. Para os prematuros extremos, vai depender mais ainda. Entre estes, os casos menos complicados saem entre 40 e 60 dias, e os mais complicados ficam o quanto precisar. Às vezes, eles ganham peso mas ainda não conseguem mamar, ou conseguem mamar, mas não respirar. Os motivos por deixá-los na UTI variam muito”, prevê Dra. Filomena.
Os pais devem ter bastante paciência. Informar-se ajuda muito nesse período de espera, procure entender tudo que provoca dúvidas. “A mãe deve perguntar ao médico tudo o que ela não entende, mesmo que seja várias vezes. Hoje, os pais são muito diferentes. Alguns têm total noção de termos médicos e outros, nenhuma. Eles não podem deixar de entender o que acontece com seus filhos”, acrescenta.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624