Você sabe para que servem os ultrassons na gravidez?
>.
Além de detectar possíveis malformações, o ultrassom tem uma utilidade fundamental para as gestantes: descobrir o sexo do bebê. Tal assunto é alvo de apostas da família e de amigos e gera ansiedade por parte dos pais, que já pensam em decorar o quartinho e comprar roupinhas.
Entretanto, a utilidade da ultrassonografia vai muito além de apenas detectar se o bebê é menino ou menina e se tem todos os dedinhos, por exemplo. Este exame tem como objetivo detectar a saúde funcional e anatomia do feto. Quem determina a quantidade e frequência com que devem ser feitos os exame sé o médico ginecologista e obstetra.
Veja, a seguir, os diferentes tipos de ultrassom e para que servem:
– Vaginal: este exame mostra o tempo de gravidez, o crescimento fetal e se o embrião está acomodado no útero. É indicado a partir da quinta semana.
– Translucência nucal: realizada entre a 11ª e 13ª semana gestacional, mede o acúmulo de líquido na região da nuca do feto. Se houver alterações, o bebê pode ter alterações cromossômicas ou más-formações.
– Morfológico: este exame permite avaliar toda a anatomia interna e externa do feto em desenvolvimento.
– Dopplervelocimetria: faz a análise do fluxo de sangue pelas artérias e veias do bebê. Averigua o peso e condições da placenta e do líquido amniótico.
– 3D e 4D: detecta más-formações nas extremidades e no rosto, como a fenda labial. É indicado após a 34ª semana.
O Hospital e Maternidade Santa Joana conta com um Centro de Medicina Fetal que realiza exames de ultrassonografia, além de outros procedimentos que podem ser necessários durante a gestação. Confirma mais informações aqui