Você sabe o que é placenta prévia?
As complicações da gravidez podem colocar em risco tanto a mulher quanto o bebê. Placenta prévia é o nome dado para a complicação em que a placenta está inserida em um lugar inadequado do útero.
“O habitual é que a placenta esteja no fundo do útero, ou na parede lateral. Se ela estiver na parte de baixo, próxima do colo do útero, é chamada de placenta prévia. Em geral, isso é uma indicação de cesárea, porque a mulher pode ter hemorragias durante o parto. Se a paciente teve abortos anteriores e fez curetagem, há maior chance de que a placenta se fixe em um lugar fora do habitual em outra gestação”, explica Ana Cristina Palmieri, coordenadora de enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Em alguns casos, a gestante precisa ficar internada na UTI para o monitoramento constante. Ela deve ficar em repouso absoluto até que o bebê tenha maturidade para o parto. Para tratar a placenta prévia, hoje os médicos já costumam fazer a cirurgia sem-sangue – em que há a embolização da artéria, interrompendo o fluxo sanguíneo do útero e evitando hemorragias.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624