Você conhece os benéficos da natação e da hidroginástica?
Os médicos sempre recomendam atividades físicas para manter a saúde física e mental em dia. Este cuidado deve ser redobrado assim que a mulher descobre que está grávida, mas ela não deve deixar de se exercitar durante os nove meses de gestação. Ficar parada está fora de cogitação para uma gravidez mais saudável e tranquila. Exercícios físicos só são contra-indicados para gestantes que sofrem riscos de ter parto prematuro.
A natação é uma opção saudável e segura para a gestante se exercitar, pois melhora o condicionamento físico, a circulação e o sono, além de facilitar o controle de peso e diminuir as dores lombares. É indicada por não ter impacto e não trazer riscos para a grávida.
Assim como a natação, a hidroginástica é uma modalidade que melhora o condicionamento físico, as dores na lombar e auxilia no controle no ganho de peso da gestante. A água reduz os impactos dos exercícios, o que dá maior segurança à grávida e ao bebê. A hidroginástica também diminui o inchaço gestacional, auxilia no controle da pressão arterial e da ansiedade.
Quem faz atividade física conhece todos os benefícios e vai procurar manter isso na gravidez. Claro que, nesse período, a mulher precisa de uma adaptação. Para isso, primeiro a gestante deve passar por uma avaliação médica com um obstetra para saber se está apta a começar algum tipo de atividade. Dependendo da avaliação, o treino pode ser adaptado de acordo com as restrições de cada uma.