Quinto mês de gestação e os problemas na pele
O quinto mês de gestação é marcado, para algumas mulheres, pelos problemas na pele. Especialmente naquelas que não utilizaram o protetor solar durante a gravidez. Por conta dos hormônios, a pele também pode ficar mais ressecada e descamar. Agora que a barriga vai esticar pra valer e seu peso vai aumentar mais rápido, as estrias também podem dar as caras.
No começo do quinto mês, seu útero estará no nível do umbigo que, por sinal, fica muito sensível porque está sendo pressionado pelo próprio útero. Uma linha escura pode aparecer entre os pêlos pubianos e o umbigo. Fique tranquila, pois ela desaparece após o parto.
As coxas e os pés vão estar mais inchados, principalmente se estiver calor ou se você ficar muito tempo sem se deitar ou sentar. Adote o descanso com as pernas elevadas sempre que puder. A drenagem linfática é um jeito bem gostoso de diminuir o problema.
Há tendência a ter varizes na sua família? Converse com o médico: meias de compressão podem ajudar a prevenir o problema e a diminuir a sensação de peso nas pernas. Também é hora de aposentar os saltos e começar a usar sapatos baixos, que ajudam a reduzir as dores nas costas que podem ser causadas pelos quilos extras. Massagens também aliviam o desconforto.
Portanto, fique atenta a essas dicas:
– beber muita água para manter a pele hidratada e diminuir os inchaços
– fazer drenagem linfática
– caprichar nos cremes hidratantes para prevenir as estrias
– aposentar temporariamente os sapatos que não sejam baixos e confortáveis e – matricular-se em um curso de gestantes.