Voltar
  • Home
  • blog
  • Quem tem micropolicisto demora quanto tempo para engravidar?

Quem tem micropolicisto demora quanto tempo para engravidar?

25 de outubro de 2022

Quem tem micropolicisto demora quanto tempo para engravidar?

O ovário micropolicístico, apesar de assustador, é mais comum do que se imagina, pois essa condição afeta 20% das mulheres. Aliás, uma das principais dúvidas em relação a estes cistos é: “quem tem micropolicistos demora quanto tempo para engravidar?”. 

Quando sonham em ser mães, muitas delas se sentem desoladas ao descobrir que têm cistos ovarianos. No entanto, não se preocupe: se você tem micropolicistos, saiba que isso não será um impeditivo para gravidez. 

Antes de entender como fazer para engravidar quando se tem micropolicistos, é preciso conhecer melhor a condição. Para isso, preparamos um conteúdo explicativo a fim de tirar todas suas dúvidas. Continue a leitura e confira: quem tem micropolicisto demora quanto tempo para engravidar?

O que é ovário micropolicístico?

Antes de tudo, saiba que ter ovários micropolicísticos não é a mesma coisa que ter a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), que costuma gerar muitos casos de infertilidade.

Os micropolicistos são formações de múltiplos cistos, que são muito pequenos e medem menos de meio centímetro de diâmetro.  Esses microcistos são lesões benignas que, no geral, são formados por líquidos como água, pus e sangue, envoltos por uma membrana.

Quando se trata dos microcistos, muitas mulheres não chegam a sentir alterações ou ter dificuldades aparentes. No entanto, em alguns casos, a ovulação pode ser comprometida.

Estes são sintomas comuns dos ovários micropolicísticos e das mudanças hormonais causadas pela condição, confira:

  1. aumento de peso;
  2. menstruação desregulada, com intervalos maiores ou menores do que o habitual;
  3. aumento da fome e do apetite;
  4. falta de energia;
  5. dor aguda em caso de rompimento de um cisto.

Vale lembrar que toda mulher com SOP, necessariamente, tem ovários micropolicísticos. Porém, nem toda mulher com ovários micropolicísticos desenvolve SOP.

O micropolicisto e a gravidez

Os ovários micropolicísticos não são necessariamente a mesma coisa que a SOP, e por consequência, não apresentam as mesmas dificuldades na hora de engravidar. 

Por outro lado, podem expressar algumas particularidades, então, qual é a relação dos micropolicistos com a gestação? E mais: quem tem micropolicisto demora quanto tempo para engravidar?

Tire suas dúvidas abaixo!

Quais as chances de engravidar tendo ovários micropolicísticos?

Embora não tenham o mesmo impacto que a SOP em relação à fertilidade, os ovários micropolicísticos também causam dificuldades na concepção.

Com a menstruação irregular, a ovulação deficiente tende a ocorrer apenas de forma esporádica – e não mensal – como aconteceria normalmente. Isso faz com que as chances de engravidar sejam menores, mas não se excluem totalmente.

Como fazer para engravidar quando se tem micropolicistos?

Se você tem ovário micropolicístico e sonha em ser mãe, mantenha a esperança. Apesar das chances serem menores, você não está impossibilitada de engravidar.

Contudo, é importante ter em mente que cada caso é um caso. Por isso, consulte um médico, que poderá indicar qual é a situação dos ovários micropolicísticos e, assim, indicar o tratamento necessário.

Afinal, quem tem micropolicisto demora quanto tempo para engravidar?

Até aqui, já ficou claro que é possível conceber mesmo tendo essa condição, certo? Mas, afinal, quem tem micropolicisto demora quanto tempo para engravidar?

Quando se tem ovários micropolicísticos, a indicação médica é de que os casais tentem engravidar por 12 meses. Após este período, caso não consigam conceber, a recomendação é procurar um especialista para avaliar a fertilidade de ambos.

Para casais que já ultrapassaram os 35 anos, este tempo de tentativas deve ser reduzido a seis meses, de modo que o tratamento seja mais eficaz, quando iniciado mais rapidamente.

No caso de menstruações muito irregulares ou espaçadas entre si, é indicado que um especialista seja procurado o quanto antes, sem esperar este período de tentativas.

Como acabar com o micropolicisto?

Infelizmente, o micropolicisto não é uma condição que acabará para sempre. Mesmo com o tratamento feito e os cistos eliminados, uma mulher com ovários micropolicísticos precisa de acompanhamento ginecológico permanente, pois o problema pode voltar.

Os principais objetivos do tratamento do micropolicisto são o controle dos hormônios e do peso, para que não ocorra a obesidade. Ele é realizado de várias formas, que variam de acordo com os sintomas de cada paciente e da gravidade do caso clínico.

O uso de pílulas anticoncepcionais é uma das formas de manter os hormônios dentro da normalidade. Isso diminui a testosterona produzida e controla seus efeitos, como a acne e o crescimento excessivo de pelos pelo corpo.

Já quando a prioridade é engravidar, existem medicamentos que estimulam a ovulação, aumentando as chances de fecundação. Aqui, é necessário ter o acompanhamento médico, sobretudo para evitar a gravidez múltipla, que aumenta o risco de prematuridade

Em paralelo, a cirurgia é indicada somente para os casos mais graves.

Quanto tempo dura o tratamento de micropolicisto?

Os ovários micropolicísticos são uma condição crônica. Afinal, como citamos acima, mesmo com os tratamentos, os cistos podem voltar.

Nessa perspectiva, os tratamentos têm como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pacientes, que podem fazê-los durante toda a vida.

Vale lembrar que existem tratamentos naturais (como os chás) para essa condição, que podem ser utilizados como complemento às medicações, em especial nos casos mais leves. Certamente, deve-se consultar um especialista em saúde da mulher para avaliar o caso.

O que fazer ao descobrir se quem tem micropolicisto demora quanto tempo para engravidar?

Aqui no Hospital e Maternidade Santa Joana, somos especialistas na saúde da mulher, do planejamento familiar até o pós-parto. Com profissionais capacitados e infraestrutura de ponta, estamos preparados para lhe auxiliar durante todas as fases da concepção.Faça um tour virtual para conhecer as nossas instalações!

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624