Voltar
  • Home
  • blog
  • Infertilidade: muitas vezes, um problema do casal

Infertilidade: muitas vezes, um problema do casal

5 de maio de 2014

Infertilidade: muitas vezes, um problema do casal

*Imagem meramente ilustrativa.


Quase todo mundo sonha em ter filhos para transmitir seus valores às futuras gerações. Muitos casais passam um bom tempo tentando engravidar, sem sucesso, e insistem em não procurar a ajuda de um especialista.
É preciso esclarecer que a infertilidade pode estar ligada a fatores simples de se resolver. “O CDC (em inglês, Centre for Disease Control) lançou um estudo, em 2011, que dizia que os casais mereceriam e deveriam procurar ajuda depois de seis meses de relações desprotegidas”, comenta Dr. Vamberto Maia, ginecologista e especialista em Reprodução Humana do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Antigamente, na sociedade machista, era bastante comum ouvir homens culpando as mulheres por não conseguir engravidar. Com o avanço da ciência, sabemos que essa situação não é necessariamente verdadeira.
Hoje, sabemos que as causas da infertilidade podem ser masculinas, femininas, ou ainda uma junção de problemas desses dois lados. “Existem vários trabalhos que dizem que as causas masculinas estão apenas um pouco abaixo das femininas em termos de ocorrência, ou em igual posição. Grosso modo, eu diria que está 40% para o homem, 40% para a mulher e 20% para o casal”, explica Dr. Vamberto.
Segundo o especialista, do ponto de vista feminino, as causas que mais se destacam são a má ovulação, a endometriose e os problemas de trajeto de útero e de trompa. Todos esses fatores acabam se somando. Para o homem, as causas mais comuns são as alterações no sêmen, como a baixa contagem de espermatozoides e a incapacidade de fecundar o óvulo.
Se você descobriu que tem um problema de fertilidade, procure, com o seu parceiro, um especialista. Não se desespere, pois muitos casos têm solução.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624