Posso continuar fazendo as unhas na manicure ou devo tomar algum cuidado?
Para quem tem o hábito de fazer as unhas toda semana, a boa notícia é que, na gestação, não há riscos maiores em fazer as unhas, desde que a frequência não seja exagerada. Não há comprovações de que as substâncias químicas usadas em esmaltes e removedores, como a acetona e o tolueno, possam fazer mal ao feto.
O que muitos médicos recomendam, no entanto, é que a exposição a esses produtos seja a mínima possível. O recomendável é que as unhas sejam feitas em um intervalo maior e em um salão que seja bem ventilado para evitar ficar respirando vapores fortes dos esmaltes e de outros produtos para cabelo usados no local. Certifique-se também de que os alicates e tesourinhas utilizados são devidamente esterilizados. Se preferir, leve seu próprio alicate.
Para o momento do parto, a dica é pintar as unhas de cores clarinhas, pois elas não atrapalham a medida do oxigênio sanguíneo que é feita pelo dedo no momento do parto. Se pintar de escuro, você corre o risco de ter o esmalte removido pela equipe de enfermagem antes do parto.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624