Mulheres bem-informadas fazem escolhas conscientes sobre seu parto!
Uma das questões das quais os profissionais da Maternidade Santa Joana se ocupam ao acompanhar uma paciente durante seu pré-natal, é que ela receba informações seguras e atualizadas sobre itens essenciais na assistência de parto, como: procedimentos que são realizados, exames necessários, vias de parto, recomendações de cesárea e parto normal, entre outros.
É essencial que gestantes estejam bem-informadas quanto a esta e outras questões, afinal, o parto deve ser protagonizado por ela. E escolhas, desde que não comprometam sua saúde e a do bebê, devem ser feitas por ela de forma consciente.
Como se sabe, o parto normal, quando bem assistido e indicado, é considerado a via mais segura para mãe e bebê, sendo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Porém, encontramos no Brasil uma realidade em que poucos partos desta forma são feitos, prevalecendo-se a cesárea, que representa 59,7% dos partos realizados no país.
Tratando do assunto, nosso diretor técnico de Obstetrícia, dr. Eduardo Cordioli, concedeu entrevista à Anahp, Associação Nacional de Hospitais Privados, órgão representante dos principais hospitais privados de excelência do país. O doutor destacou a importância de se informar sobre as vantagens e especificidades do parto normal.
Cordioli pontuou benefícios para o bebê:
- O trabalho de parto auxilia no amadurecimento dos pulmões do bebê, reduzindo o risco de problemas respiratórios;
- O contato com a flora vaginal da mãe durante o parto normal contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal do bebê, onde está localizada a maior parte do sistema imunológico de um ser humano;
- Estudos sugerem que o parto normal pode contribuir para reduzir o risco de desenvolvimento de alergias e asma na infância.
E benefícios para a mãe:
- Recuperação mais rápida;
- Menor risco de complicações, como infecções e hemorragias;
- Fortalecimento do vínculo mãe-bebê, já que há uma liberação de hormônios específicos na hora do parto normal, com vantagens também para a amamentação;
- Maior chance de uma experiência positiva de parto.
O que o Santa Joana tem feito
Segundo a Anaph, apesar da tendência de altas taxas de cesariana, o número de partos normais tem crescido entre os hospitais privados. Entre 2020 e 2023, o índice saltou de 19,37% para 24,91%.
Por aqui, investimos em treinamentos para médicos, e também para gestantes, focando na preparação e orientação para o parto normal.
“As equipes dos hospitais e maternidades do Grupo Santa Joana possuem treinamento contínuo e seguem protocolos específicos. A equipe obstétrica participa de treinamentos e atualizações constantes sobre as melhores práticas em parto normal, garantindo que estejam sempre alinhadas com as últimas evidências científicas”, contou o dr. Cordioli. “A equipe é treinada para respeitar a individualidade de cada gestante, oferecendo um plano de parto personalizado e suporte para suas necessidades específicas.”
Contamos também com um Guia de orientação para preenchimento do Plano de Parto, documento preparado em parceria com médicos obstetras e gestantes, que detalha procedimentos, traduz termos complexos, discorre direitos e deveres de pacientes e acompanhantes e explica a dinâmica da assistência ao parto.
Conte conosco para se manter bem-informada, tomar decisões conscientes e ser e protagonista de seu parto!