Outono: folhas caídas e lenços molhados
Para tristeza de alguns e alegria de outros, nesta semana começa o Outono no Hemisfério Sul. Se, por um lado, a notícia pode ser ótima para gestantes que estavam se sentindo incomodadas com o calor, também pode acender a luz de alerta em relação às chamadas doenças de Outono, como gripes, resfriados, rinites, sinusites e alergias.
No caso das gestantes, os cuidados precisam ser redobrados. Não apenas em relação a proteger a mãe dos desconfortos causados por essas doenças, mas também nos cuidados em relação aos remédios que podem ou não ser ministrados à grávida.
No caso de asma e rinite, o acompanhamento do obstetra e do pneumologista é indispensável, principalmente para a administração de medicamentos específicos. “Além disso, medidas simples como o controle ambiental, evitando o contato com alérgenos – ácaros e odores fortes – e mudanças bruscas de temperatura podem ser medidas preventivas, garantindo uma gestação mais agradável”, explica a Dra. Carla Kikuchi, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Fique atenta ao surgimento de sintomas e previna-se. Dessa forma, você vai passar sem sustos por mais essa estação do ano, garantindo sua saúde e a do seu bebê.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624