O primeiro trimestre da gestação e os exercícios físicos
Engravidar não é sinônimo de doença, mas alguns cuidados devem ser tomados especialmente no primeiro trimestre da gestação. Nesta fase, o embrião está sendo fixado no útero e algumas atitudes da mãe podem prejudicar o feto. Não é preciso alarde, mas é importante seguir algumas recomendações para poder, então, curtir a gravidez e esperar o bebê com tranquilidade. Em reportagem publicada pelo Portal Terra, as futuras mamães conferem dicas para terem uma gestação saudável e sem riscos.
“Antes de engravidar, é indicado que se faça suplementação com ácido fólico para prevenir problemas neurológicos no feto. Além disso, no primeiro trimestre, o ideal é que a mulher não fume, evite bebidas alcoólicas e tenha hábitos alimentares saudáveis”, explica o Dr. Marco Antônio Capel Cardoso, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Se a mãe já pratica algum exercício ou é atleta, não deve parar de correr ou nadar, por exemplo. De acordo com o Dr. Marco, a intensidade deve ser um pouco menor, mas não é preciso abandonar o esporte. O cuidado maior fica por parte das mamães que nunca fizeram atividades físicas. Se quiserem iniciar, o melhor é esperar o primeiro trimestre passar e, então, escolher um exercício leve.
As atividades físicas aquáticas são bastante recomendadas para gestantes. “Costumo indicar hidroginástica e natação para aquelas que não praticavam antes. Os exercícios são benéficos para a saúde e, por serem na água, não têm muito impacto no corpo”, diz o Dr. Luiz Fernando Leite, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.