Gestantes podem tomar remédios para combater infecções vaginais?
É comum observar no consultório médico gestantes e, sobretudo, lactantes com doenças vaginais infecciosas, como candidíase, tricomoníase, entre outras. Se isso acontecer, não se desespere. Gestantes não podem tomar muitos dos medicamentos normalmente indicados para essas patologias. Procure um ginecologista/obstetra, que recomendará alternativas de tratamento.
Durante essa fase, o organismo da mulher fica, naturalmente, mais suscetível a infecções. “Elas estão mais imunodeprimidas. A mulher que está amamentando tem desgaste físico, está mais cansada e come mal. Além disso, após o parto ela usa absorvente por 20, 30 ou 40 dias seguidos. Isso pode deixar o ambiente mais propenso a infecções”, explica Dr. Luiz Fernando Leite, ginecologista e obstetra do Santa Joana.
O médico pedirá alguns exames – como o papanicolau e o teste de amina – importantes para diagnosticar que tipo de infecção terá que lidar. Como as gestantes não podem tomar vários remédios via oral, o tratamento mais indicado normalmente é feito com cremes vaginais. Já para as lactantes, alguns medicamentos via oral estão liberados. Não se automedique, pois isso pode colocar a sua saúde e a do seu filhote em risco.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624