Voltar

Cuidados neonatais

1 de março de 2013

Cuidados neonatais


Depois de realizar o parto, a maternidade deve se preocupar com uma série de cuidados especiais tanto com a gestante como com o bebê. No Hospital e Maternidade Santa Joana, nos preocupamos com o atendimento dos pacientes em todas as etapas da gestação e do pós-operatório.
Uma das nossas principais preocupações é com os incômodos da mulher que acabou de ter bebê. Assim que sai do centro obstétrico, a intensidade da dor da nova mamãe é medida em uma escala de 0 a 10, por uma equipe de médicos e enfermeiros capacitados. “Geralmente, o médico que acompanhou o pré-natal faz o parto, e independende de ele ser da nossa rede ou não, por segurança, a prescrição de remédios dele é seguida à risca. Caso a mãe se queixe de dor, a equipe médica entra em contato com o médico para avisar e saber como proceder”, diz Dr. Luis Fernando Leite, ginecologista, obstetra e diretor de relacionamento do Hospital e Maternidade Santa Joana.
O nosso controle de infecções é rigoroso. Todos os apartamentos e corredores apresentam recipientes com álcool gel, disponíveis para o uso tanto dos profissionais da saúde como dos visitantes. “Todas as enfermeiras fazem este procedimento [higienização completa das mãos antes e depois de atender o paciente] não só por ser uma norma de segurança, mas também como forma de mostrar para a família a importância de se manter a higienização. E se a mãe quiser, o bebê pode ficar no berçário, onde os familiares podem vê-lo pelo vidro”, complementa o obstetra.
Outra medida para controlar infecções é a orientação de não deixar o recém-nascido passar de colo em colo. A visita de pessoas gripadas ou com roupas perfumadas não é recomendada. “Também não deixamos flores dentro do quarto, para que o bebê não inale o pólen”, lembra o especialista.
Para diagnosticar e tratar precocemente as doenças do bebê, ele passa por exames de tipagem sanguínea e pelos testes da orelhinha (para identificar problemas auditivos) e do pezinho, que é feito 48 horas após o nascimento. O neném também passa pelo exame de fundo de olho, capaz de detectar hemorragias e outras alterações. “Caso o bebê apresente alguma alteração, como sopro cardíaco, também fazemos uma avaliação minuciosa”, finaliza o médico.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

© 2024 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587