Curso de Gestantes Online acompanha mamães no trabalho
Um dos 15 temas sobre gravidez discutidos pelo Curso de Gestantes Online é o trabalho durante a gestação. O Hospital e Maternidade Santa Joana explica para a futura mamãe por quanto tempo ela pode exercer a sua profissão com segurança, sem prejudicar seu bebê.
Durante uma gestação normal, sem grandes riscos, não há porque parar de trabalhar. No entanto, é preciso certificar com seu obstetra se as condições do seu trabalho não põem em risco a saúde do bebê. Geralmente, o trabalho não é recomendável para a mulher que: já tiver dado à luz prematuramente a mais de um filho; estiver com diabetes, pressão alta ou pré-eclâmpsia; tiver histórico de abortos prematuros ou de insuficiência do colo uterino e estiver esperando gêmeos.
A saúde e segurança da gestante não estão somente condicionadas às condições físicas da profissão, mas também aos níveis de estresse, à posição em que ela fica durante o dia, às viagens e até à quantidade de barulho a que ela é exposta. Mulheres que ficam em pé durante muito tempo devem fazer intervalos regulares – é recomendável que elas sentem-se com os pés para cima, principalmente a partir do final do segundo trimestre.
A mulher pode trabalhar até 28 dias antes do parto se estiver em boas condições de saúde, sem complicações. No final desse período, é comum que a grávida se sinta mais cansada. Nessa fase, é necessário reduzir o ritmo e descansar por mais tempo. O obstetra é a figura mais adequada para determinar o momento em que a futura mamãe deve parar de trabalhar.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624