Cuide da sua alimentação e previna-se do diabetes gestacional
Consumir alimentos com quantidades excessivas de açúcares e gorduras durante a gravidez pode provocar o diabetes gestacional, doença que atinge de 7 a 13% das futuras mamães. Até mesmo mulheres que não têm alterações nos níveis normais de glicose no sangue podem desenvolver essa doença. Os sintomas do diabetes gestacional são facilmente confundidos com mudanças naturais da gravidez – fadiga, sonolência, aumento do volume urinário e da sede. Por isso, é preciso medir regularmente a taxa glicêmica.
Uma boa dica é não abusar dos doces e chocolates. “O ideal é consumir, no máximo, porções de até 20 ou 30 gramas por dia, mas não diariamente. Quando a vontade for muito grande, prefira o chocolate meio amargo, com 70% de cacau, que é o mais indicado, por apresentar propriedades antioxidantes benéficas à gestante”, explica Dra. Fernanda Uliana Pulzi, endocrinologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
A dieta equilibrada aliada à atividade física são as principais armas das gestantes contra a doença. Balanceie as quantidades de todos os grupos alimentares e opte por carboidratos (integrais, de preferência), frutas, verduras e legumes, grãos, laticínios e pouca gordura, de preferência de origem vegetal. Consulte sempre seu obstetra para esclarecer qualquer dúvida.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624