Clamídia: ela pode ser a vilã da sua infertilidade
Uma das infecções mais comuns nas mulheres é a causada pela bactéria clamídia (cientificamente chamada chlamydia trachomatis). Ela é transmitida sexualmente e pode afetar tanto o homem quanto a mulher, a ponto até mesmo de comprometer a capacidade reprodutiva. Muitas vezes, a infecção por clamídia passa despercebida e, mesmo quando há sintomas, é possível confundi-los com os de outras doenças (candidíase ou cistite, por exemplo).
Os principais sintomas, para a mulher, são dor ao urinar, corrimento vaginal com pus, dor no baixo ventre, sangramento no meio do ciclo menstrual e após a relação sexual. Além destes, a infecção por clamídia pode levar a uma infecção no útero, levando a problemas de fertilidade.
No caso do homem, os sintomas mais frequentes são queimação ao urinar, secreção esbranquiçada no pênis, coceira na uretra. A infecção também pode levar o homem a problemas de infertilidade, pela inflamação dos dutos que armazenam o sêmen.
Se a mulher ou seu parceiro apresentar algum desses sintomas, é conveniente procurar orientação médica assim que possível.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624