Pré-natal e parto na Maternidade Santa Joana
O pré-natal é uma das formas da mãe demonstrar seu amor e carinho pelo bebê que ainda não nasceu. Assim, garantindo a saúde e bem-estar de ambos desde a descoberta da gestação até o parto. Os exames realizados nesse período são muito importantes, uma vez que tornam possível identificar e prevenir doenças que podem afetar mãe e bebê.
Por isso, é importante que a assistência pré-natal seja realizada em uma instituição com centro de diagnóstico especializado que possa contribuir para a comodidade e segurança dos pacientes.
Conheça um pouco mais os nossos serviços:
Centro de Diagnóstico pré-natal
O Centro de Diagnóstico de Medicina Fetal do Hospital e Maternidade Santa Joana conta com uma equipe de mais de 40 profissionais especializados. Nosso serviço tem como proposta identificar de forma antecipada variados problemas de saúde da mãe e bebê, seja ainda no útero da mulher ou recém-nascido, tratando-os precocemente.
Na realidade, nosso envolvimento pode começar antes da gravidez. É parte do trabalho da Medicina Fetal do Santa Joana realizar consultas de aconselhamento genético, orientando casais em relação a suspeitas de riscos possíveis, síndromes genéticas do futuro bebê, histórico familiar, idade materna avançada, entre outros.
As futuras mamães são orientadas sobre dicas e cuidados a serem tomados antes da gravidez, como a ingestão de ácido fólico, vitaminas, alimentação saudável, entre outros.
O núcleo de diagnóstico está preparado para identificar disfunções como cardiopatias congênitas e síndromes genéticas. Facilitando, dessa forma, o tratamento e favorecendo a recuperação do bebê. Realizamos exames como:
- ultrassom morfológico de 1.º e 2.º trimestre;
- ecocardiografia fetal;
- medida de colo uterino;
- perfil biofísico fetal;
- cardiotocografia;
- aconselhamento genético;
- ultrassom transvaginal;
- outros procedimentos.
Centro de Gestação de Alto Risco
Nosso centro de diagnóstico atende também mamães que necessitam de cuidado especializado no pré-natal devido a possíveis complicações. Antes ou durante a gravidez, a gestante pode apresentar problemas e situações que tragam certos riscos para sua saúde e do bebê. Entre eles, estão:
- hipertensão arterial;
- diabetes gestacional;
- doenças da tireoide;
- infecções urinárias;
- infecções congênitas (já nascem com o bebê);
- anemias;
- trombose venosa;
- incompetência cervical (dilatação que pode causar prematuridade);
- gestação de gêmeos.
Para melhor atendermos essas mães, o Santa Joana dispõe de um Centro de Gestação de Alto Risco (com suporte do departamento de Medicina Fetal), com profissionais e equipamentos que auxiliam no acompanhamento da evolução da gravidez diariamente.
Além disso, contamos com apoio do banco de sangue para transfusões em casos de necessidade. Nossa unidade atende grávidas com intercorrências como ruptura da bolsa amniótica, diabetes, pré-eclâmpsia, e outras complicações.
No centro de Gestação de Alto Risco realizamos procedimentos e diversos tipos de cuidados por meio dos seguintes serviços:
- pronto atendimento;
- centro cirúrgico;
- centro obstétrico;
- unidade de terapia intensiva para adultos (UTI Adulto);
- unidade de terapia semi-intensiva;
- unidade de terapia intensiva para recém-nascidos (UTI Neonatal).
Unidade de Terapia Semi-Intensiva
Para gestantes que apresentam a necessidade de cuidados especiais, como é o caso das com presença de diabetes, hipertensão, disfunções hormonais, trombofilia, alteração fetal, entre outras situações, o monitoramento pode ser feito na Unidade de Terapia Semi-Intensiva, mantendo mãe e bebê 24 horas por dia assistidos por equipe médica e de enfermagem especializada.
UTI Adulto
Contamos também com a Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI Adulto), para grávidas e mulheres não gestantes que necessitam de cuidados intensivos.
Unidade Integrada de Doenças Endocrinológicas
Oferecemos também serviço ambulatorial especializado na avaliação e tratamento de doenças endocrinológicas comuns na gestação na Unidade Integrada de Doenças Endocrinológicas.
Doenças como diabetes gestacional, pré-gestacional e distúrbios da tireóide podem colocar em risco o bebê e a gestante. Por esse motivo, é fundamental o diagnóstico e tratamento precoce, evitando partos prematuros, hemorragias, descolamento da placenta, malformações e outras intercorrências.
Nossa unidade é formada por uma equipe multiprofissional especializada que atua de forma conjunta, para mais assertividade nos diagnósticos das doenças e rapidez para seus tratamentos.
Centro de Doenças do Assoalho Pélvico
A pelve, conhecida como região da bacia, faz a sustentação de órgãos como bexiga, reto, intestino e útero, por isso, deve ser tratada com atenção principalmente pelas mulheres grávidas, já que influencia diretamente a gestação, ou seja, prepara o corpo da mulher para dar à luz.
O centro de diagnóstico de doenças do assoalho pélvico está focado em acolher, examinar e tratar diversos problemas que afetam essa região tão importante.
Entre eles, podemos destacar a falta de controle urinário (incontinência urinária) e rebaixamento de órgãos pélvicos, como bexiga (cistocele), útero (prolapso uterino), reto (retocele) e intestino delgado (enterocele).
Nosso serviço oferece exames que tornam possível avaliar a função correta da bexiga e visualização da região interna de bacia e seus respectivos órgãos.
Agende on-line sua visita ao Santa Joana!
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624