UTI Neonatal

Se a hora do parto chegou antes do esperado, conte com nossa equipe experiente para proporcionar todo o cuidado ao prematuro, com apoio completo, infraestrutura moderna e avançados protocolos de atendimento.

UTI Neonatal

O nascimento de um bebê é sempre um momento extraordinário. O primeiro choro, a primeira mamada. O começo de uma nova vida, no entanto, nem sempre ocorre exatamente da maneira como esperávamos. Às vezes, o bebê pode precisar de cuidados de saúde especiais.

É para situações assim que entram em ação os serviços da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital e Maternidade Santa Joana. Atendemos recém-nascidos de alto risco e temos uma equipe especializada para estar 24 horas por dia ao seu lado nesses momentos delicados da vida.

Nossa UTI Neonatal é dividida em quatro condutas de atendimento específicas. Isso permite um atendimento especializado e um cuidado único para bebês com diferentes quadros clínicos:

Neonatal (geral)

Neurológica

Cirúrgica

Prematuro extremo

O que é parto prematuro?

 

O parto prematuro é o nascimento do bebê antes do tempo previsto, ou seja, antes que seu organismo esteja totalmente pronto para deixar a barriga da mãe e se desenvolver sem cuidados médicos especiais. Todas as crianças que nascem antes de completar 37 semanas são consideradas prematuras.

No Santa Joana, esses bebês correspondem à metade das internações na UTI Neonatal, enquanto a outra metade costuma ser ocupada por pacientes com problemas neurológicos, cardiopatias
congênitas, que passaram por cirurgia ou que tiveram doenças graves nos primeiros dias de vida.

limítrofe

Prematuro Limítrofe

Nascido entre 34 e 36 semanas

moderado

Prematuro Moderado

Nascido entre 29 e 33 semanas

extremo

Prematuro Extremo

Até 28 semanas de gestação

Cuidado para mãe e bebê com o que existe de mais atual

Em 2018, foram 2.680 recém-nascidos atendidos pela UTI Neonatal do Santa Joana. Destes, 237 tinham abaixo de 1.500g, e 112 menos de 1.000g. Nosso indicador das crianças que nascem com menos de 1.500g e conseguem sobreviver é de 80,2%.

Para garantir que a criança consiga crescer bem e conquistar uma boa qualidade de vida no futuro, focamos nossos esforços em quatro pontos principais:

  • Investimento em tecnologia e infraestrutura de ponta.
  • Equipe multiprofissional especializada.
  • Atendimento humanizado, com total atenção não apenas aos bebês, mas também às famílias.
  • Atualização contínua.

Você sabia?

Principais situações que podem levar a um maior risco de prematuridade:

  • Pré-eclâmpsia (pressão alta).
  • Diabetes gestacional.
  • Bolsa rota (rompimento da membrana amniótica sem que a mulher esteja em trabalho de parto).
  • Placenta prévia e acretismo (implantação anormal da placenta na parede uterina).
  • Disfunções clínicas (hipotireoidismo, hipertireoidismo, trombofilia, entre outras).
  • Disfunções fetais (restrição de crescimento, alteração do líquido amniótico e da vitalidade do bebê na barriga da mãe).
voce-sabia-prematuro

Cuidado especializado para aqueles que acabaram de nascer

Além de médicos intensivistas e pediatras, fazem parte da nossa equipe de especialistas na UTI Neonatal:

  • Neurologistas
  • Fisioterapeutas
  • Infectologistas
  • Ortopedistas
  • Fonoaudiólogos
  • Otorrinolaringologistas
  • Geneticistas
  • Nutricionistas
  • Endocrinologistas
  • Nefrologistas
  • Psicólogos
  • Cirurgiões cardíacos e torácicos
Bebe-rosa-vetor

Todos os recém-nascidos da UTI Neonatal são monitorados por equipe multiprofissional especializada 24 horas por dia com avaliações médicas constantes.

Para nós, do Santa Joana, não basta apenas ter colaboradores que saibam tratar e cuidar dos bebês, é primordial contar com profissionais que entendam de todas as necessidades dos pequenos quando eles estão na UTI. Por isso, há várias décadas a instituição vem investindo em educação continuada dos profissionais, sempre respeitando o perfil vocacional de cada um e suas afinidades de atuação.

Assim, reunimos uma equipe completa de especialistas apaixonados pelo que fazem e atentos também aos familiares dos recém-nascidos. Psicólogas foram especialmente treinadas para acompanhar os processos de atendimento e ajudar a confortar pais, avós, irmãos e demais pessoas próximas aos bebês internados na instituição. Os papais também são bem-vindos na nossa UTI Neonatal, nos horários de visita. E, duas vezes por dia, às 10h e às 15h, os médicos ficam à disposição para acolher a família e conversar sobre o desenvolvimento dos bebês.

A nossa UTI Neonatal conta com o atendimento da equipe de fisioterapia. O bebezinho precisa ser acompanhado por esses especialistas para garantir que o seu desenvolvimento motor aconteça da melhor forma possível. Os fisioterapeutas também acompanham os aspectos respiratórios. Já os fonoaudiólogos prepararão os prematuros para que possam se alimentar com segurança.

Tudo isso com um só objetivo: atender de forma personalizada as necessidades dos bebês pelo tempo que for necessário, visando sempre sua recuperação plena e da forma mais rápida possível.

Baixe aqui o Guia de Orientação aos pais de UTI Neonatal

Tecnologia de ponta e rigidez na assistência trazem mais segurança para nossos pequenos pacientes

Quem entra pela primeira vez em uma UTI Neonatal pode até se assustar com tantos equipamentos, monitores, fios e tubos, mas tudo isso só está lá para garantir segurança e cuidado especial ao recém-nascido. Desde que foi criada, há mais de três décadas, a UTI Neonatal do Santa Joana tem absorvido o que existe de mais moderno em tecnologia da área médica para bebês.

Além dos equipamentos de última geração, como as incubadoras e a ventilação sincronizada, que evita danos ao pulmão do recém-nascido, rigorosos cuidados de segurança foram incorporados pela nossa UTI Neonatal. Prezamos também pela manipulação mínima dos bebês, pois a movimentação em excesso pode gerar situações estressantes para eles. Nesse sentido, criamos o Horário do Psiu – momento em que as luzes da unidade são diminuídas para que o bebê descanse melhor (veja o quadro).

Hora do Psiu

Quatro horários ao dia (períodos de uma hora) são dedicados para criar um clima de sossego e aconchego para os bebês. As luzes são apagadas e oferecem a sensação de um ambiente mais calmo e relaxante. Nesses momentos, evita-se realizar qualquer procedimento.

Essa é uma forma que encontramos de evitar a dor e diminuir o estresse nos bebês, e ainda aproximar o contato entre mãe e filho, já que esse tempo é totalmente destinado ao relaxamento.

Envolvimento da família no cuidado

 

No Hospital e Maternidade Santa Joana, fomos pioneiros no hoje conhecido Método Canguru. Essa prática permite a participação dos pais na recuperação dos bebês internados na instituição por meio do contato pele a pele entre mãe/pai e filho. Além de estabelecer afeto e segurança familiar, o Método Canguru favorece o desenvolvimento neuropsicomotor e o ganho de peso do bebê.

Também incentivamos sempre o aleitamento materno, que será iniciado assim que o bebê apresentar condições clínicas para a amamentação, uma vez que ele só tem maturidade para sugar e deglutir coordenadamente a partir de 34 semanas. Nossas mães também recebem apoio da equipe de enfermagem para iniciar com tranquilidade e sucesso esse momento especial.

Além de fornecermos todas as informações e apoio, contamos com uma sala de coleta de leite. Isso tem ajudado a manter os pais mais motivados e o nosso Banco de Leite Humano, sempre abastecido para atender também os recém-nascidos cujas mães, por algum motivo, não conseguem produzir esse importante alimento ou apresentam alguma condição clínica que impede a amamentação.

Mesmo nos casos de bebês em terapia intensiva ou que devido à prematuridade não tenham desenvolvido a sucção direto na mama, estamos preparados para ofertar a eles o leite materno por outras vias.

Preparação especial para a alta hospitalar

Pensando nos bebês que, apesar de passarem um período prolongado no hospital, ainda precisarão de cuidado domiciliar, foi idealizado no Santa Joana um local especial de preparo para esse momento. Trata-se de um espaço com cadeiras confortáveis, berços maiores e música ambiente, onde a mamãe recebe apoio para ganhar confiança no dia a dia de seu bebê quando chegar em casa.

Esse apoio envolve cursos com aulas simuladas para cuidados delicados, como nos casos de bebês que precisarão de traqueostomia (colocação de um tubinho na garganta para a passagem do ar) ou gastrostomia (fixação de sonda alimentar no estômago).

Além de levar segurança à família, esse cantinho da UTI Neonatal do Santa Joana pretende gerar a sensação de acolhimento para os bebês a partir do contato com crianças maiores, que riem, brincam e espalham alegria pelo nosso hospital.

Sabemos que com muito conhecimento e cumplicidade com os familiares, mas também com leveza, é possível garantir uma boa estadia hospitalar. Todo esse envolvimento possibilita ainda períodos menores de internação e ótimo recomeço de vida após a alta médica.

UTI Semi-Intensiva

Nós, Hospital e Maternidade Santa Joana, temos à disposição 26 leitos na Unidade Semi-Intensiva. Todos eles equipados com tecnologia de ponta e uma equipe multidisciplinar para o atendimento de casos de gestação de alto risco, com foco no tratamento das patologias mais frequentes na gestação, como a Doença Hipertensiva da Gestação (DHEG), o trabalho de parto prematuro, a diabetes gestacional, a ruptura prematura de membranas, entre outras. Manter a gestante de alto risco internada, com monitorização constante, geralmente possibilita estender mais a gravidez, o que é importante para a saúde do feto, ajudando a evitar partos prematuros.

uti-semi-a

UTI Adulto

É importante contarmos com uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto em nossa maternidade. Nós nos preocupamos com cada etapa da gestação, mesmo quando houver necessidade de cuidados especiais. Somos especializados no atendimento às doenças relacionadas à gravidez. Aqui, todos os cuidados serão tomados para que você fique sempre segura.

Complicações durante a gestação ou durante o parto naturalmente não estão nos planos das gestantes, e a menção do termo UTI pode ser traumática. Nas pacientes, o temor geralmente vem de uma falsa impressão de que a gestação é isenta de riscos, tanto para a mãe como para o bebê, e que uma maternidade não está preparada para agir em uma situação desse tipo. Mas nós desmistificamos essa visão. A especialização da equipe da UTI Adulto e o acesso à tecnologia garantem um atendimento rápido, seguro e totalmente focado nas principais ocorrências associadas ao período da gravidez.

Com a especialização do serviço e baixos índices de infecção hospitalar, conseguimos ótimos resultados no tratamento das diversas doenças associadas à gestação e suas complicações.

Humanização

Além de médicos intensivistas, nossa UTI conta com profissionais de várias especialidades. São cardiologistas, hematologistas, infectologistas, obstetras e anestesiologistas, que trabalham de forma coordenada, seguem protocolos revistos periodicamente, e obedecem as evidências recentes.

Atendimento humanizado é o nosso jeito de cuidar. Saiba mais.

Central de Atendimento

(11)5080-6000 Opção 1

2ª a 6ª feira, das 08h às 19h
Sábado das 08h às 12h

© 2024 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587