Você sabia que os dentes de leite são formados ainda no útero?
Os dentes de leite do bebê são formados muito antes de começarem a aparecer. Eles se desenvolvem ainda no útero da mãe, por isso, os médicos recomendam que a gestante ingira flúor. “Esta medida é importante para que ocorra um bom desenvolvimento da dentina, a parte externa do dente, tornando-a desta forma mais resistente à ação das bactérias que causam as cáries”, explica o neonatologista Dr. Paulo Roberto Pachi, do Grupo Santa Joana.
Entre os seis e os oito primeiros meses de idade, o primeiro dente da criança eclode em sua gengiva. Os dentes centrais inferiores geralmente surgem dois meses antes dos superiores. A sequência, então, passa a ser: incisivos laterais superiores, os 1º molares superiores e inferiores, e, em torno dos 15 meses, os caninos.
Muitos são os mitos sobre os sintomas da primeira dentição. Há quem acredite que essa eclosão pode causar de febre alta até diarreia. Os médicos acreditam que essas manifestações não estão relacionadas com o aparecimento dos dentes. Elas seriam causadas por doenças que geralmente surgem depois dos seis meses de vida, quando a criança já não conta mais com a mesma quantidade de anticorpos herdada da mãe.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624