Você sabia que o Santa Joana oferece o teste do pezinho avançado?
Que ao nascer o bebê deve fazer o teste do pezinho, todo mundo já sabe. Essa medida virou lei há muitos anos. O que nem todos conhecem é que o Hospital e Maternidade Santa Joana oferece às novas famílias um exame mais avançado.
Enquanto os testes comuns identificam apenas quatro doenças – feniceltonúria, hipotireoidismo congênio, hemoglobinopatias e fibrose císitica – a sua versão ampliada é capaz de encontrar outras 46 patologias, como as aminoacidopatias, distúrbios do ciclo da ureia, distúrbios dos Ácidos Orgânicos e distúrbios da Beta Oxidação dos Ácidos Graxos.
Detectar essas doenças é fundamental para a saúde do bebê. As sequelas carregadas para a vida do pequeno podem variar muito. Algumas patologias causam danos neurológicos severos, outras exigem restrições alimentares, necessidade da introdução ou não-indicação de medicamentos e podem até ser fatais.
Para o bebê, realizar o teste do pezinho avançado é o mesmo que o exame tradicional, feito com uma pequena quantidade de sangue retirada do pé. A quantidade de sangue coletada é a mesma, e deve ser colhida a partir de 48 horas após a primeira mamada.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone 5080 6371.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624