Você sabia que amamentar diminui o risco da anemia?
Os benefícios da amamentação para o bebê já são amplamente conhecidos: o leite materno é o alimento mais completo que a criança pode receber até os seis meses de vida (tanto em relação aos nutrientes como para o desenvolvimento do seu sistema imunológico). Além disso, esse ato é fundamental para o desenvolvimento de vínculos entre a mamãe e seu filho.
O que pouca gente sabe é que a amamentação também é importante para a mulher. “Para as mamães, o ato de amamentar também traz ganhos, pois elas se sentem mais seguras e menos ansiosas, têm uma diminuição mais rápida do volume do útero, correm menos risco de hemorragia pós-parto, de ter anemia, ou até mesmo de apresentar câncer de mama e de ovário”, explica a Dra. Clery Bernardi Gallacci, do Hospital e Maternidade Santa Joana.
A anemia é provocada por uma deficiência severa de ferro no sangue (associada à diminuição das hemoglobinas), que pode trazer consequências graves principalmente para a saúde de gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e crianças. Nesse distúrbio, a coagulação natural do paciente é prejudicada, e há um aumento drástico do volume de sangue nas hemorragias, podendo levar ao óbito.
Para prevenir-se da doença é fundamental manter uma alimentação saudável e equilibrada mesmo depois do parto. Além da amamentação, a mulher que acabou de dar à luz deve ingerir, diariamente, alimentos ricos em ferro, como em carnes vermelhas, fígado, feijão e espinafre.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624