Voltar
  • Home
  • blog
  • Você sabe qual a diferença entre os tipos de parto?

Você sabe qual a diferença entre os tipos de parto?

25 de novembro de 2011

Você sabe qual a diferença entre os tipos de parto?

Com a evolução da medicina, o parto vem se tornando cada vez mais indolor e simples de ser feito. A gestante tem, ainda, a opção de escolher qual a maneira que prefere dar à luz. Não existe parto ideal. Existe uma soma de fatores que deve contemplar o desejo da gestante, a orientação de seu médico e as condições de seu bebê na hora do nascimento. Atualmente, a forma mais utilizada de fazer um parto é por meio da cesárea, apesar de os médicos recomendarem o parto normal, pois demanda menos tempo para a mãe se recuperar.
O parto normal é a forma convencional de dar à luz, mas não precisa ser tão doloroso como era antigamente. Anestesias mais modernas, como a peridural e a raque, aliviam as dores do parto sem impedir que a mãe participe ativamente de todo o processo. No parto normal, as paredes do útero da gestante se contraem e fazem a devida pressão para impulsionar a criança para baixo e para fora. Em alguns casos, é feita a indução — estímulo das contrações com medicamentos ou com o rompimento precoce da bolsa. O Hospital e Maternidade Santa Joana dispõe de suítes para parto, estrategicamente localizadas dentro do Centro Obstétrico. Caso haja alguma necessidade, a gestante pode rapidamente ser transferida para uma sala cirúrgica.
.
Já a cesárea é uma cirurgia, o que significa que os riscos de recuperação são maiores e seu tempo de recuperação é bem maior se comparado às outras maneiras de se dar à luz.
Após desinfecção da pele do abdome da gestante, campos cirúrgicos estéreis de tecido são colocados naquela região, os braços são acomodados e mantidos fora da área operatória. Em seguida, as paredes do abdome são abertas cirurgicamente por planos até o útero (sete camadas) por uma incisão de 10 cm feita acima dos pelos púbicos. O bebê e, em seguida, a placenta, são retirados e, na sequência, o médico fecha o corte com pontos, plano por plano.
A indução do parto normal, por meio da aplicação da substância misoprosol (princípio ativo do medicamento Cytotec), tem se mostrado eficaz, sendo utilizada como alternativa segura para um parto mais rápido e, portanto, com menor período de dor.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624