Voltar
  • Home
  • blog
  • Você sabe o que é sinéquia e como se trata?

Você sabe o que é sinéquia e como se trata?

9 de maio de 2012

Você sabe o que é sinéquia e como se trata?

Consulta ginecológica geralmente remete a adultos e adolescentes. Entretanto, existem bebês que precisam de uma consulta ginecológica. Normalmente, quando a mamãe identifica algum problema na genitália da criança procura o pediatra, e este poderá indicar um ginecologista para alguns casos mais específicos.
Um problema ginecológico muito frequente e desconhecido pela maioria das mamães é a sinéquia dos pequenos lábios vaginais, isto é, a aderência dos pequenos lábios. Acomete meninas de até dez anos, principalmente até os dois anos de idade.
Algumas causas para que aconteça a fusão dos pequenos lábios já são conhecidas. A anatomia da genitália de “uma” bebê é diferente de uma mulher: a da bebê tem os pequenos lábios mais internos, facilitando a aderência, sobretudo quando há infecções crônicas por falta de uma boa higiene.
Outro motivo que os ginecologistas esclarecem é a baixa produção do hormônio estrogênio típico em crianças pequenas e que pode explicar a existência de maiores irritações, beneficiando a fusão dos pequenos lábios.
Nem sempre a sinéquia dos pequenos lábios vaginais das crianças é encontrada facilmente pelas mamães. O tamanho varia bastante e começam de baixo para cima, da região mais distante da uretra para a mais próxima.
A aderência pode levar a infecções e retenção de urina causando dor, mau cheiro, corrimento e irritação da pele da genitália da criança. O pediatra deve ser procurado assim que houver suspeita da mamãe quanto à sinéquia e este deve indicar um ginecologista para o tratamento.
O tratamento é simples, mas terá efeito se seguida rigorosamente as orientações médicas. O tratamento indicado é a utilização de cremes à base de hormônio estrogênio sobre a linha média da sinéquia por um período recomendado pelo médico. Caso o uso do creme seja exagerado e ultrapasse os dias recomendados, alguns efeitos colaterais poderão aparecer na criança, como aparecimento de pêlos na genitália ou escurecimento da região.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624