Você sabe o que é quarto montessoriano? Talvez seu filho goste dele!
É cada vez mais normal que os pais dispensem o berço na hora de acomodarem seus filhos. Chamado de “quarto montessoriano”, ele tem uma proposta minimalista e é baseado no método Montessori, criado pela educadora italiana Maria Montessori, no início do século XX.
Com o objetivo de criar um ambiente que estimule o bebê, o quarto montessoriano se baseia no princípio de que a criança, nos primeiros anos de vida, elabora os próprios conceitos pela ação e pelo contato com o mundo em que vive. Ele deve ser um ambiente especialmente preparado para a criança onde tudo precisa ser pensado de forma que ela fique segura e livre ao mesmo tempo.
Para providenciar um quarto montessoriano, o primeiro passo é tirar o berço e colocar um colchão, diretamente no chão, em cima de um estrado baixinho ou de um tatame de E.V.A. Se a criança costuma rolar de noite, o indicado é que os pais façam uma proteção em torno do colchão com travesseiros ou almofadas.
Os pais também devem atentar para outro ponto importante: quase tudo no quarto montessoriano deve ficar na altura da criança, inclusive quadrinhos na parede ou enfeites em geral, para que ela tenha acesso livre a todos os objetos e desenvolva autonomia. No quarto montessoriano, o espelho serve para que a criança possa se conhecer e entender que é uma pessoa distinta da mãe. Quando ela ainda não engatinha, esse espelho pode ser instalado na horizontal, ao lado da cama.
Outro item presente nesse tipo de ambiente é a barra instalada na parede. Com a ajuda dela a criança consegue levantar sozinha e se locomover de acordo com sua vontade, o que contribui para a evolução motora.
O portal ig publicou uma reportagem bem interessante sobre o tema. Se quiser saber mais, acesse.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624