Voltar
  • Home
  • blog
  • Meu bebê mama o tempo todo, é normal? Entenda o que fazer!

Meu bebê mama o tempo todo, é normal? Entenda o que fazer!

14 de outubro de 2022

Meu bebê mama o tempo todo, é normal? Entenda o que fazer!

Muitas vezes, as mães interpretam o choro como um sinal de fome, então, se o bebê chora, estaria na hora de comer. A partir daí, vem o questionamento: “meu bebê mama o tempo todo, é normal”? Bom, isso não é normal e nem sempre esse choro significa fome. 

Neste post, explicaremos melhor o que fazer quando o bebê mama o tempo todo e se ele realmente pode estar com fome. Confira! 

Quantas vezes por dia um bebê mama? 

É esperado que um bebê saudável mame de 8 a 12 vezes ao dia por, pelo menos, 15 a 20 minutos a cada mamada. Ele também pode sentir fome entre 1 hora e meia e 3 horas. Mas é importante não se prender nos números, pois cada um tem seus ritmos e frequências. 

O bebê costuma mamar até se sentir satisfeito e isso ocorre quando ele ingere todas as fases do leite materno presentes naquela mama. Assim, podemos garantir que o pequeno não sentirá fome rapidamente e crescerá de maneira adequada. 

A importância do leite materno

Se você já se perguntou “quando o bebê não se satisfaz com leite materno”, saiba que isso é um mito. Não há nada de errado com a qualidade ou mesmo a quantidade do leite. Sem dúvida, é o melhor alimento para seu recém-nascido (RN), visto que o aleitamento materno

  • fortalece o sistema imunológico;
  • estimula o vínculo entre a mãe e o bebê;
  • é uma ótima fonte de nutrientes.

Segundo a Dra. Clery Bernardi Galacci, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, “fazer o peito de chupeta é quando a mãe dá de mamar de meia em meia hora e o bebê não mama direito em nenhuma das vezes. A mulher, geralmente, acha que o leite dela é pouco, fraco, mas isso não existe. Todo leite é bom. O que precisa é mamar de forma adequada”.

De acordo com a especialista, é preciso “garantir que ele esvazie toda a mama e receba todas as fases do leite. Para isso, se o bebê não esvaziou o seio na última mamada, ofereça-o na mamada seguinte para que ele possa aproveitar o leite que não tomou”.

Choro nem sempre é fome 

O principal equívoco na hora de interpretar o choro do bebê é achar que só significa fome. Por isso, muitas vezes, há a conclusão de que o recém-nascido está mamando o tempo todo, quando, na verdade, o choro pode significar outras coisas.

O choro é uma forma de comunicação, podendo significar: fome, incômodo, dor, frio, calor, gases e afins. Logo, é vital observar se realmente aparenta estar com fome. Por exemplo, ofereça a mama, mas não insista muito, caso veja que ele não está se alimentando. 

Por que o bebê mamando o tempo todo não é normal?

De fato, se o bebê mama o tempo todo, isso não é normal. O primeiro fator para se levar em consideração é o peso, pois, se a alimentação estiver regulada, o RN deve continuar ganhando peso. E, caso ele não esteja engordando, o choro pode ser fome. 

Vale ressaltar que o leite materno é capaz de sustentar o recém-nascido e satisfazer a fome, quando administrado de forma adequada. Espere o bebê se afastar da mama e crie uma rotina de mamadas, observando a vontade e a fome na hora da amamentação

E, por último, peça a avaliação do pediatra para o caso do seu bebê, já que o especialista entenderá o caso e indicará a melhor tratativa para a situação. E, mesmo não sendo normal amamentar o tempo todo, o diagnóstico sempre deverá ocorrer por parte de um profissional.  

Veja também: 3 coisas que toda mãe precisa saber sobre amamentação

6 dicas para quem se pergunta: meu bebe mama o tempo todo, é normal?

Sabemos o quão relevante é a amamentação, mas esse processo costuma ser desgastante para a mãe. Portanto, agora que você já sabe que o bebê mamando o tempo todo não é normal, confira essas dicas para nutrir e, ao mesmo tempo, conectar-se com seu filho. 

1. Aprenda a posicionar o bebê para mamar

Posicione o corpo do bebê próximo ao seu, mantendo alinhados o corpo e a cabeça do neonato. Tais ações são fundamentais para garantir uma boa amamentação, observando a posição em que seu RN se sente mais confortável e avaliando a cada mamada.

A posição mais indicada para o bebê amamentar é: com a boca bem aberta, lábios inferior e superior virados para fora e queixo tocando a mama. Além disso, ele deve abocanhar a maior parte da aréola e não somente o bico do seio.

2. Limpe as mamas com cuidado durante o banho

Um pouco antes de amamentar, não recomenda-se usar sabonete e outros produtos para lavar os mamilos, pois podem eliminar o óleo natural da pele. Porém, isso não quer dizer que você não deve higienizar as mamas, mas sim usar apenas a água durante o banho. 

3. Não estipule um horário para dar de mamar

A amamentação deve ser feita conforme demanda, quando o bebê quiser ou apresentar sinais de fome e sede. Não é aconselhado marcar um horário para amamentar, mas sim ficar atenta ao RN e conversar com seu pediatra para entender quanto tempo a criança pode ficar sem comer.  

4. Cuide da sua alimentação e nutrição

Alguns alimentos ingeridos pela mãe podem ser prejudiciais para a saúde do bebê. A propósito, existem substâncias que influenciam no cheiro do leite materno, o que pode fazer com que o bebê rejeite a amamentação.  

5. Fique com uma garrafa ou copo de água por perto

A sede é um dos relatos das mulheres ao amamentar, o que é natural, uma vez que o corpo precisa repor o líquido que perde durante a amamentação. Sendo assim, além de manter-se hidratada ao longo do dia, deixe por perto uma garrafa ou copo d’água durante as mamadas.

6. Seja paciente

Ser paciente é a chave para manter uma amamentação confortável para você e para o bebê. Observe os movimentos do seu filho, veja se ele está relaxado, sem dor e tranquilo. Aqui, a principal dica é: vá conhecendo seu RN e mantenha a paciência nesse momento.E, mesmo com todas essas dicas, se ainda se sentir insegura, aqui no Hospital e Maternidade Santa Joana, temos um curso online de amamentação. Nosso propósito é cuidar tanto da saúde da mãe, quanto do bebê, portanto, contem conosco!

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624