Você sabe o que é lábio leporino?
O lábio leporino é uma malformação na estrutura dos lábios, em forma de uma fenda, que geralmente está associada a uma deformação no nariz da criança. Essa fissura é muito frequente, atinge um em cada oitocentos bebês.
É possível detectar a doença ainda no útero da mãe. “O desenvolvimento tecnológico da ultrassonografia tem permitido o diagnóstico intrauterino, cada vez mais precoce. Este fato tem propiciado ao cirurgião plástico orientar os pais quanto à patologia, a possibilidade e a qualidade do tratamento”, explica o Dr. Sergio Almeida, cirurgião plástico do Hospital e Maternidade Santa Joana.
A fissura labial depende tanto de condições ambientais (alimentação da mãe, doenças no primeiro trimestre de gestação etc.) como hereditárias – uma criança tem 7% a mais de chance de desenvolver a doença se um dos pais for afetado. A operação pode ser feita logo nos primeiros dias de vida da criança, se o bebê nascer saudável. Caso não seja possível, a família pode optar pelo tratamento cirúrgico até os três meses de idade.
Geralmente, a operação não deixa grandes cicatrizes – em muitos casos quase não dá para perceber. A recuperação pós-operatória é bem rápida; o bebê pode sugar o seio da mãe logo depois de tirar os pontos. A cirurgia é fundamental para melhorar a qualidade de vida da criança.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624