Você sabe o que é anestesia personalizada?
As pessoas têm diferentes percepções da intensidade da dor. É comum ouvir mulheres dizendo que a dor do parto é torturante; outras relatam que dói, mas não é nada insuportável. As anestesias servem justamente para reduzir esse desconforto durante uma cirurgia complexa, como pode ser o parto.
Um estudo nos EUA demonstrou que mulheres que tiveram a oportunidade de controlar a quantidade de anestésicos que elas mesmas recebiam durante o trabalho de parto usaram 30% menos medicamentos que outras. O High Labor Analgesia, instituto responsável por esse estudo, desenvolveu um equipamento para tornar a anestesia ainda mais individual. Ele analisa quanto cada mãe usou de anestésicos durante um período de tempo e, com base nesses dados, redefine a dose que ela vai receber.
“Em vez de dar uma dose grande de uma vez, o medicamento fica em uma espécie de cápsula e é liberado em pequenas quantidades quando a paciente aperta um botão”, explica Dra. Mônica Siaulys, anestesiologista responsável por esse setor no Hospital e Maternidade Santa Joana.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624