Você sabe cuidar da mamadeira do seu bebê?
Apesar de o aleitamento materno propiciar satisfação nutricional, afetiva e um bom desenvolvimento geral das estruturas faciais, da coordenação, da força muscular e das funções da boca da criança, algumas mães não têm a disponibilidade de oferecerem o seio ao bebê. Além disso, a partir dos seis meses, a introdução de outros alimentos, como os sucos de frutas, requerem outra forma de alimentação para o bebê. Nessa hora, entra a mamadeira, o que requer cuidados especiais para que seu filho esteja livre de bactérias.
Para manter a mamadeira higienizada, a primeira etapa da limpeza deve ser feita com escovas apropriadas, tanto para o bico como para o recipiente. Utilize pequena quantidade de detergente e, em seguida, enxágue-os muito bem em água corrente. Em seguida, a mamadeira, o bico, a rosca e a tampa devem ser colocados em recipiente com água e submetidos à fervura por 10 minutos.
Depois disso, com o auxílio de uma pinça grande, retire os itens, deixe escorrer a água e guarde os objetos em um recipiente (previamente higienizado) e fechado. Evite o contato das mãos com a boca da mamadeira e o bico.
A repetição desse processo acaba por desgastar o bico. Ele deverá ser trocado assim que for notado que está amolecido – chegando a ficar melado.
O ideal é que a mamadeira nunca seja oferecida a bebês com menos de seis meses – que devem se alimentar exclusivamente do peito – nem com frequência, pois pode causar problemas futuros, como alterações nos ossos da face, que englobam a boca e o nariz. O uso excessivo da mamadeira também pode levar à respiração bucal, gerando problemas futuros como, por exemplo, rinite, asma, desvio de septo, além de dentes encavalados.
Como escolher a mamadeira?
Caso as mães precisem usar a mamadeira para alimentar o bebê, devem ter alguns cuidados ao escolher. A mamadeira deve ser preferencialmente de vidro, com paredes internas lisas, de fácil limpeza e resistente à esterilização. As marcas de graduação de volume devem estar do lado de fora, já que o recipiente liso não retém resíduos e facilita a higiene. Já a mamadeira de plástico nunca pode conter Bisfenol-A (BPA), proibida pela Anvisa.