Você sabe como cuidar do umbigo do seu bebê?
Depois de receber alta do hospital, você deve ter uma série de cuidados com o recém-nascido em casa. O coto umbilical do bebê, que cairá nos próximos dias, precisa ser bem higienizado para evitar infecções.
Limpe a região do umbigo do seu filhote, pelo menos, três vezes ao dia, com uma solução de álcool a 70º. Passe essa substância com hastes flexíveis sempre que houver secreção ou sangramento. Não precisa ficar com medo de machucá-lo, pois ele não sente dor nessa região, que é livre de terminações nervosas. Depois que o coto cair, continue com esse procedimento até que umbigo da criança esteja completamente cicatrizado.
Se o coto estiver muito vermelho, ou exalar um cheiro estranho, pode ser sinal de infecção. Procure um médico para que ele examine e trate de seu pequeno. “Se houver secreção purulenta, eritema (vermelhidão) local com edema (inchaço) pode ser que haja infecção local”, explica Dr. José Claudionor da Silva, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana, em consultoria para o portal GNT.
Em alguns casos, o bebê pode desenvolver uma hérnia umbilical, identificada pelo estufamento do umbigo. ”Se o bebe faz força para evacuar ou chora, aumenta a pressão intra-abdominal. Com a região mais frágil em relação a outras áreas da parede abdominal, pode haver a formação da hérnia”, alerta o pediatra. Se essa hérnia não se fechar espontaneamente até os seis meses de idade, o tratamento deve ser cirúrgico.
Fique atenta para qualquer alteração no umbigo de seu filho. Infecções podem colocar a saúde dele em risco. É fundamental esclarecer todas as suas dúvidas e suspeitas com um pediatra.
Fonte: GNT
Leia a matéria original aqui.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624