Teste do Pezinho Avançado: o primeiro passo para garantir a saúde do seu bebê
A realização do teste do pezinho é conhecida e garantida por lei há vários anos. O teste básico detecta quatro doenças – fenilcetonúria, hipotiroidismo congênito, hemoglobinopatias e fibrose cística. Além do teste básico, o Hospital e Maternidade Santa Joana oferece também aos pais o teste Avançado, capaz de detectar 46 doenças.
Esse teste, bem mais completo, detecta as chamadas aminoacidopatias e distúrbios do ciclo da Uréia, distúrbios dos Ácidos Orgânicos e distúrbios da Beta Oxidação dos Ácidos Graxos. As seqüelas dessas doenças podem ser variadas. Algumas delas podem causar graves danos neurológicos e até levar o bebê a óbito, enquanto algumas só dependem de adequações na dieta. Outras, ainda, indicam a necessidade da introdução ou da não-indicação de alguns medicamentos para que não se manifestem e outras, mais graves, podem dar ao casal a possibilidade de um aconselhamento genético para uma nova gestação.
A amostra de sangue utilizada para os dois testes – básico e ampliado – é a mesma, colhida a partir de 48 horas após a primeira mamada. O resultado do teste ampliado é disponibilizado em um único laudo, em conjunto com o teste básico.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone 5080 6371.