Santa Joana: especialização no controle de hemorragia no pós-parto
Uma das principais complicações associadas ao pós-parto é a hemorragia. Em casos mais graves, o organismo da mulher não consegue conter o sangramento do útero e ela precisa retirar esse órgão; isso representa um considerável risco de morte da nova mamãe.
A doença é conhecida como atonia uterina, e está associada à ocorrência de fetos grandes, gestações múltiplas, gestantes com vários partos anteriores, trabalho de parto prolongado ou deslocamento prematuro da placenta. Para minimizar os riscos dessa complicação e trazer mais segurança para as mamães, o Hospital e Maternidade Santa Joana está desenvolvendo um protocolo contra hemorragias e já utiliza técnicas que ajudam a tratar o problema e conservar a capacidade reprodutiva da mulher.
Uma delas é a utilização de um balão intrauterino, o Balão de Bakri, que funciona como uma sonda descartável que, ao ser inflado com 500 ml de soro fisiológico, age como um tampão, bloqueando mecanicamente a perda sanguínea. Depois de conter o sangramento, o balão é retirado e o útero retorna ao processo de contração natural. Segundo Dr. Mário Makoto, obstetra e consultor científico do Santa Joana, esse procedimento atua como coadjuvante para o tratamento de atonia uterina, minimizando perdas sanguíneas importantes e complicações cardiovasculares da paciente.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624