Voltar
  • Home
  • blog
  • Santa Joana é eleito pela 10ª vez a melhor maternidade de São Paulo

Santa Joana é eleito pela 10ª vez a melhor maternidade de São Paulo

26 de abril de 2024

Santa Joana é eleito pela 10ª vez a melhor maternidade de São Paulo

Pelo décimo ano consecutivo, o Hospital e Maternidade Santa Joana foi eleito a melhor maternidade de São Paulo em pesquisa realizada pelo Datafolha, que ouviu mais de mil paulistanos para selecionar as marcas preferidas em 40 categorias.

“A maternidade Santa Joana é a mais querida porque sabemos o que fazer e como fazer”, disse o Dr. Eduardo Cordioli, diretor médico de obstetrícia do Santa Joana, em reportagem sobre a premiação publicada no jornal Folha de S. Paulo.

A reportagem deu destaque ao uso de Inteligência Artificial e machine learning para monitorar os desfechos clínicos das pacientes, ajudando a reduzir as taxas de mortalidade de gestantes e recém-nascidos.

Um banco de dados permite o reconhecimento de padrões e características de pacientes que podem aumentar os riscos da gestação. Ao cruzar estas informações, é possível detectar casos de alto risco e tomar as medidas necessárias antes que os quadros se agravem.

Aqui no Santa Joana, desde 2023 é utilizada uma plataforma de big data que opera com 5,8 milhões de combinações de dados. Com eles, é possível mapear a jornada de saúde das gestantes e orientar a conduta dos médicos durante o acompanhamento pré-natal. Um exemplo é a predição do risco de parto prematuro e do desenvolvimento de hipertensão durante a gravidez, que é uma das principais causas de óbitos maternos no mundo. Como resultado, há dois anos o Santa Joana não registra nenhuma morte relacionada à gestação.

“O cuidado humano é um capital que a gente não abre mão e ele é muito evidente. A gente não usa a inteligência artificial sozinha, mas para apoiar o médico, que é quem dá o diagnóstico. Sempre serão humanos cuidando de outros humanos”, explica o Dr. Eduardo Cordioli. “Nosso prontuário eletrônico facilita a vida do médico. Assim que ele identifica o risco, já sai toda a lista de condutas, de tal forma que o atendimento fica mais rápido e o médico tem uma ferramenta de apoio à tomada de decisão”, disse o médico à reportagem.

Outra funcionalidade dos dados é ajudar a indicar o melhor tipo de parto para cada gestante, com o objetivo de aumentar as taxas de parto vaginal. “O uso de dados não é feito só para tratar a doença, mas também para qualificar o baixo risco”, afirmou o médico.

Este prêmio de “melhor maternidade” nos enche de orgulho. Ele não é só nosso, é de todas as famílias que escolhem o Santa Joana diariamente.

Leia também: Você sabe por que nosso hospital se chama Santa Joana?

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro | CRM 31624