Resfriados que não passam: pneumonia?
Enquanto o tempo não firma de vez – ondas de calor seguidas de frio intenso – a saúde dos pequenos acaba sofrendo as consequências. Aqueles resfriados persistentes sempre trazem preocupação: e se virar pneumonia? Os sintomas da pneumonia são parecidos com os da gripe – febre e tosse – o que pode confundir no início.
Crianças, especialmente os bebês, que persistem mais de dois dias com febre e tosse devem ser encaminhadas a atendimento médico. A pneumonia pode ser viral ou bacteriana. O tipo viral normalmente começa como um resfriado, e vai piorando. Febre alta (acima de 38,5 graus), tosse que não melhora, além de respiração rápida e curta fazem parte do quadro.
Já a bacteriana tem um começo mais repentino, com febre alta, acima de 39 graus, respiração curta e ofegante e tosse. O exame clínico, no qual o pediatra vai auscultar o coração da criança, pode revelar sinais de pneumonia, pois a respiração fica alterada. Com esta suspeita, o passo seguinte é realizar um exame de raios-X do tórax, para confirmar a doença. Outros exames, como hemograma, podem ser solicitados.
Não deixe por isso mesmo: criança com febre e tosse por mais de dois dias, leve-o ao médico.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624