Quando começam as cólicas do bebê?
A cólica do bebê ocorre geralmente depois de duas semanas de vida e pode perdurar até o quarto mês. Normalmente, ocorre no final da tarde ou a noite. Por definição, refere-se a um choro súbito, inexplicável e inconsolável, no qual o bebê se estica, fica vermelho, vira a cabeça para os lados com a coxa fletida, e podendo eliminar gases com alguns períodos de pausa.
E por que bebês têm cólicas tão frequentes?
As causas de cólica ainda são controversas. Acredita-se que possa ter uma incoordenação do sistema nervoso autônomo ou neuropático, cuja origem frequente seja mais emocional do que gastrointestinal. Outra hipótese, mais psicoanalítica, é que as cólicas seriam um desajuste no relacionamento mãe-bebê, sendo o corpo utilizado como meio de expressão desse desconforto. Portanto, vemos que a causa não é bem estabelecida, mas parece ter relação com uma relativa imaturidade do bebê, que vai melhorar com o seu crescimento.
A pediatra Dra. Daniela de Melo Gonçalves, do Hospital e Maternidade Santa Joana, concedeu uma entrevista ao portal Constance Zahn sobre cólicas. Para ler o conteúdo completo, acesse aqui.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624