Quais são os principais cuidados com os primeiros dentinhos?
O nascimento dos primeiros dentinhos pode causar dores e coceira na gengiva do bebê, deixando-o irritado. Na tentativa de aliviar esse desconforto, eles colocam qualquer coisa na boca. O crescimento dos primeiros dentes ocorre entre 4 e 10 meses e acompanha um aumento na salivação, machucados, sangramentos e/ou inchaço.
Para amenizar a dor e a coceira, os especialistas recomendam o uso de mordedores de borracha, que ajudam a massagear a gengiva. Deixá-los na geladeira alivia ainda mais a dor, especialmente os mordedores que possuem gel dentro. Um efeito parecido é conseguido com sucos e alimentos gelados. Não é recomendável o uso do gel anestésico, pois com o aumento da saliva, a diminuição da dor passa mais rápido.
A higienização é muito importante. Durante esse período, é recomendável ter uma atenção redobrada para possíveis infecções causadas por microrganismos presentes nos objetos que a criança coloca na boca. Mesmo antes dos dentes nascerem, é recomendável passar uma gaze ou fralda de pano umedecida com água filtrada, removendo os resquícios do leite de toda a boca, gengiva e bochecha do bebê.
Quando aparecem os primeiros dentes, é preciso passar uma dedeira, com movimentos suaves. Depois de um ano de idade, deve-se usar uma escova de dente macia com pasta de flúor, em quantidade equivalente a um grão de arroz. Os dentes de leite devem ser cuidados, pois preparam a arcada dentária para receber os dentes permanentes, além de ajudarem na mastigação e na fala.
Leia a matéria original aqui.
Fonte: Revista Crescer
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624