Prematuros extremos podem receber leite materno?
Os bebês que nascem muito antes do tempo, os chamados prematuros extremos, não têm condições de ingerir leite materno logo que nascem. Isso acontece porque o intestino de bebês nascidos com menos de 28 semanas de gestação não está preparado para receber esse alimento. Nessa fase, a alimentação é feita pela veia, à base de nutrientes prontos para serem absorvidos.
Assim que o bebê adquire condições clínicas estáveis, é feita a alimentação enteral mínima, com pequenas quantidades de leite materno, acompanhando o início do funcionamento do intestino e aumentando a quantidade de leite aos poucos.
No Santa Joana, os prematuros são incentivados ao aleitamento materno assim que têm condições para isso. Com estruturas como lactário e banco de leite, a maternidade apoia integralmente a causa da amamentação. “A maioria absoluta de bebês que têm alta da UTI Neonatal do Santa Joana sai adaptada a mamar no peito da mãe”, comenta Dra. Filomena Bernardes de Mello, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624