O perigo de ignorar a endometriose
O site VivaBem, do UOL, publicou a história da modelo Ellen Moreira Scamardi, que foi diagnosticada com endometriose profunda e ignorou a doença, até perceber uma piora significativa dos sintomas e precisar de uma cirurgia urgente, que removeu as lesões e tirou cerca de 20cm de seu intestino grosso e o apêndice.
A modelo contou que sempre sentiu cólicas menstruais e percebeu piora após os 30 anos. Também passou a apresentar outros sintomas, como dores nas relações sexuais, intestino desregulado e dificuldade para engravidar. Em 2021, recebeu o diagnóstico de endometriose profunda.
“Já tinha ouvido falar sobre a doença, mas achei que não era grave. Na época estava entrando em um novo projeto profissional e acabei negligenciando minha saúde mais uma vez. Não fiz o tratamento e continuei sofrendo com os sintomas”, contou Ellen.
Os sintomas se agravaram e, em 2023, Ellen passou por um especialista na doença, que informou que o caso era urgente e cirúrgico. A modelo passou, então, por uma cirurgia robótica de quase 7 horas, em que foram removidas todas as lesões. “Apesar das intervenções, minha recuperação foi ótima e os sintomas desapareceram”, contou.
Com a consultoria do Dr. Alexandre Silva e Silva, ginecologista especializado em cirurgia minimamente invasiva e robótica do Hospital e Maternidade Santa Joana, a matéria falou, ainda, sobre os 10 mitos e verdades da endometriose. Para ler a reportagem completa, clique aqui.