Papai em foco
O bebê realmente depende muito mais da mãe durante os primeiros meses, pois precisa de alimentação e do contato materno para o próprio desenvolvimento físico. A presença do papai será fundamental para garantir a total segurança da mãe.
“No período pós-parto, o pai é muito importante para a mãe, representando uma fonte de segurança e tranquilidade nesse momento de ansiedade e incertezas, principalmente quando se trata do primeiro filho”, comenta Flavia Ianzini Carnielli, psicóloga. Para aumentar essa ajuda, o homem poderá assumir os cuidados da casa e das compras da família. Essa é uma forma de não se sentir excluído e ainda garantir que a mamãe dê toda atenção para o bebê.
Não é incomum que, após a chegada do bebê, eles desenvolvam sentimentos de rejeição e sintomas parecidos com os da depressão pós-parto. “Cabe à mulher não excluir o companheiro nas decisões e tarefas relacionadas ao bebê”, acrescenta Flávia, lembrando que, muitas vezes, a gestante praticamente substitui a companhia do marido pela da própria mãe, por ser mais experiente.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624