Onde eu moro faz muito calor. Posso dar bebidas geladas para meu bebê?
Sabemos que alguns lugares do Brasil são extremamente quentes e, por isso, é quase impossível tomar bebidas sem gelo. No caso dos bebês, os pais se preocupam com o bem-estar da criança, que teria de tomar um suquinho ou água quentes e, por isso, colocam o copinho na geladeira para dar uma “refrescadinha”.
Não existe um consenso sobre a idade em que uma criança pode começar a tomar bebidas geladas ou com gelo. Entretanto, é preciso levar em consideração que um bebê acostumado ao aleitamento materno exclusivo está também habituado à temperatura da única bebida que conhece: o leite da mãe, geralmente em torno de 38 graus Celsius (a temperatura interna do corpo humano), morninho. Portanto, boa parte das crianças nem aceita uma bebida gelada enquanto está só no peito.
Alguns médicos acreditam também que a ingestão de líquidos frios possa interferir negativamente nas defesas naturais das vias aéreas superiores. Por essa razão, muitos pediatras orientam os pais a só oferecer bebidas geladas aos filhos após 1 ano (isso se eles desejarem).
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624