Obesidade afeta fertilidade – Leia a matéria completa
O Jornal O Globo publicou uma reportagem sobre as dificuldades para engravidar relacionadas ao peso e, para falar sobre o assunto, entrevistou os médicos do Hospital e Maternidade Santa Joana Rodrigo Buzzini, responsável pela unidade Vergueiro do Centro de Saúde da Mulher e da Gestante, e Felipe Rossi, do Centro de Diabetes e Obesidade da Mulher.
Além de aumentar o risco de várias doenças, como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e até câncer, a obesidade também tem impacto na fertilidade. Isso acontece porque ela causa desequilíbrios no corpo, afetando a ovulação, a qualidade dos óvulos e a receptividade do endométrio, por exemplo.
“A medicina tem evoluído muito nesse sentido. Hoje a aposta é por um tratamento combinado, com várias áreas. Isso inclui nutricionista, endocrinologista, psicólogo, e em muitos casos indicação de cirurgia bariátrica, que gera perda significativa de peso e melhora a fertilidade. A soma de ferramentas potencializa o tratamento”, explicou o cirurgião bariátrico Felipe Rossi.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.