O passo a passo do pré-natal

De acordo com o médico, o primeiro passo é planejar a gestação. É importante atentar à saúde da mulher e a fatores como peso, alimentação e hábitos. “Uma vida regrada e saudável diminui as chances de aparecimento de doenças típicas da gestação. Outro ponto a ser observado é o histórico pessoal e familiar de hipertensão ou diabetes, por exemplo. Isso pode ser determinante para um pré-natal eficiente”, explica.
O segundo passo é fazer o acompanhamento correto seguindo a periodicidade recomendada pelo obstetra. “Consultas regulares minimizam os problemas. O ideal é que essas visitas aconteçam mensalmente até o sétimo mês de gestação, passando a ser quinzenais no oitavo e semanais no nono mês”, afirma Leite.
Durante as consultas são analisadas as condições físicas e clínicas da gestante e do bebê por meio de exames que indicarão quais deverão ser os cuidados pré-natais, bem como o controle de eventuais problemas que podem surgir no decorrer da gestação. Se você está pensando em engravidar ou é gestante de primeira viagem, listamos os principais exames que devem ser feitos, de acordo com a fase da gestação:
– Primeira consulta – com o resultado do exame de sangue para a confirmação da gravidez em mãos, o especialista pedirá:
Ultrassom transvaginal (se o atraso da menstruação já estiver por volta de 6 a 7 semanas): avalia se o embrião está implantado adequadamente no útero, qual o tempo da gravidez, se é gemelar e se é ectópica, ou seja, ocorre nas trompas;
Hemograma completo: checa os níveis de globulina e a necessidade de reposição de vitaminas;
Tipagem sanguínea para fator RH: identifica se mãe possui RH negativo;
Glicemia: aponta se a mulher é diabética;
Sorologia para rubéola, toxoplasmose, HIV, sífilis e hepatites A e B: se identificadas, estas doenças podem resultar em malformações fetais;
Urina tipo 1: investiga infecções e doenças renais;
Parasitológico de fezes (exame de rotina);
Papanicolau, se mulher realizou há mais de um ano.
Amanhã, os exames do primeiro, segundo e terceiro trimestres da gestação. Não perca!